=====================

 

Ideias para Blogger

Welcome Guys

counter

Copyright © 2006 Jamos

All Rights Reserved

Directory of General Blogs

Temas para Blogger

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Locais dos visitantes deste blog

Textos

Marcas

... nos livre das más companhias (1) 2007 (2) 25 de ABRIL (1) aborto (2) absurdos (1) alegria (1) ambição (1) ambiente (1) amigo (1) amizade (2) Apito Dourado (1) apologia (1) Aveiro (1) bananas (1) beleza (1) bom senso (1) Brasil (2) BRB (Be Right Back) (1) burla (1) campanha (1) campeão (1) Carlos Paredes (1) Chávez (1) China (1) clandestino (1) clínicas (1) competência (6) Cónego (1) conspiração (1) corrupção (4) credibilidade (1) crise (1) cristão (1) desastre (1) desilusão (1) Deslumbramento (1) despenalização (2) ecologia (1) educação (1) emoções (1) escândalo (1) estúpido (1) ética... ou falta dela (1) evolução (1) excomunhão (1) (1) feliz (1) grávida (1) hipocrisia (3) hipocrisia XXI (1) hipócritas (1) homenagem (2) homens de valor acrescentado (1) Igreja Católica (2) ilegalidade (1) imbecilidade (2) inveja (1) investigação (1) irresponsabilidade (4) irresponsáveis. (1) IVG (1) Jardim (1) jornalismo (1) justiça (3) liberdade (1) loucura (1) luzes da ribalta (1) macaco (1) Madeira (1) Magistrada (1) maternidade (1) meme (1) mensalão (1) mentecaptos ou triste circo (1) MILITARES (1) moralidade (1) moralização (1) mulheres (1) Nacionalismo bacoco (1) negócio (1) Nim (1) nuclear (1) O melhor do mundo são as crianças. (1) obrigado (1) óbvio homicídio (1) OPA (2) opinião (1) ópio do povo (1) órgãos humanos (1) padre (1) paranóia (1) Páscoa (1) paz (1) pensamento (1) perspectivas (1) Portas (1) Portugal Telecom (1) produtividade (1) progresso (1) rapto (1) referendo (3) religião (1) remédio (1) respeito (1) rir (1) sabedoria (2) Salazarismo (1) Saúde (2) seriedade (1) simpatia (1) SNS (1) Sócrates (1) solidariedade (1) SUBSÍDIOS (1) sucesso (2) transparência (1) tratamento (1) Tribunal (1) tributo (1) TV (1) União Europeia (1) USA (1) Vaticano (1) Venezuela (1) verdade (1) vergonha (1) virtual (1) VIVO (1) votar (1) Wi-Fi (1) Zeca Afonso (1)

Arquivo do blogue

Followers

Uma lei medieval.

Written By Al Berto on sexta-feira, junho 30, 2006 | sexta-feira, junho 30, 2006

O QUE DIZ A LEI?

O Código Penal determina que “a mulher grávida que der consentimento ao aborto praticado por terceiro, ou que, por facto próprio ou alheio, se fizer abortar, é punida com pena de prisão até três anos”.

QUANTO CUSTA?

Do outro lado da fronteira, em Huelva e Cádis, por exemplo, interromper a gravidez, dentro da legalidade e em condições de saúde, custa 400 euros.

QUANTAS MULHERES?

Cerca de seis mil mulheres em Portugal recorrem, por ano, às Urgências dos hospitais devido às complicações associadas a abortos mal feitos.

Pergunta do próximo referendo, provavelmente em Janeiro:
“Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?”

A minha escolha é SIM, sou a favor desta despenalização.
É ridículo que, a nível europeu, só em Portugal se condenem com prisão as mulheres que recorrem à interrupção voluntária da gravidez.
É uma vergonha que num país democrático isso aconteça.
Gostamos muito de comparar o nosso país com Espanha mas até nisso estamos atrás.


Bem entendido que está lei há muito não existiria se as portuguesas e os portugueses tivessem acorrido devidamente ás urnas no anterior referendo sobre a matéria e que foi caracterizado por uma abstenção record.
sexta-feira, junho 30, 2006 | 7 comentários | Read More

Cai vantagem de Lula sobre Alckmin.


Em especial para os amigos brasileiros uma notícia bem "fresquinha".

Uma pesquisa da Vox Populi a ser divulgada hoje pela revista Carta Capital indica que caiu para metade a vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin.

Lula aparece com 45% das intenções de voto, 4 pontos menos do que na última pesquisa do instituto, apresentada há três semanas. O ex-governador subiu de 23% para 32%. A vantagem caiu de 26 para 13 pontos porcentuais.

Na simulação do segundo turno feita pelo Vox Populi, a vantagem do presidente Lula sobre Alckmin também foi reduzida - de 19 para 8 pontos porcentuais. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.

O levantamento foi contratado pela Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística e envolveu 2 mil entrevistas, entre os dias 22 e 24.

Assim é que é bonito...luta até ao fim.
Quanto mais apertado o resultado final melhor para o povo brasileiro pois que quem fôr eleito saberá que terá de usar de maiores cuidados na sua actividade política e isso pressupõe um maior rigor.

Só um Brasil mais fraterno, justo e democraticamente unido poderá ser suficientemente forte para vencer os desafios do futuro.
sexta-feira, junho 30, 2006 | 2 comentários | Read More

Esta é também uma vitória portuguesa...na cultura (2)

‘Loose’, o terceiro disco de originais de Nelly Furtado é campeão de vendas nos Estados Unidos.


Depois de ‘Whoa Nelly’ em 2000, e ‘Folklore’ em 2003 – 'Loose' só estará disponível no mercado nacional na próxima segunda-feira, numa edição exclusiva que contém uma versão especial do tema ‘Maneater’, gravada com os Da Weasel.

A liderança do top norte-americano (o mais importante do Mundo) é o mais recente feito da cantora luso-canadiana, que desde há três semanas domina igualmente a tabela de singles mais vendidos no Reino Unido, com o tema ‘Maneater’.

Nos Estados Unidos, ‘Loose’ foi o único disco a conseguir ultrapassar as 100 mil cópias vendidas em apenas uma semana, segundo a ‘Billboard’.
De acordo com esta publicação, Nelly Furtado conseguiu também a sua melhor semana de sempre no mercado de singles, com o tema ‘Promiscuous’, no qual conta com a colaboração do rapper e produtor, Timbaland.

...e não podemos esquecer que foi ela que produziu a canção do EURO2004 em que...fomos á final.

É disto que o meu povo gosta
Um país pequenino...mas com talento,
Depois do artigo anterior
estava a precisar mesmo deste alento.
sexta-feira, junho 30, 2006 | 2 comentários | Read More

Foi você que pediu um Rolls ou o "exemplo" da estrela cadente.

Written By Al Berto on quarta-feira, junho 28, 2006 | quarta-feira, junho 28, 2006

Herman José há muito que, na produção televisiva, deixou de ser aquilo que o guindou ao reconhecimento popular como um dos melhores humoristas portugueses.
Enveredou por um produto que constantemente perde audiência e por comportamentos televisivos já gastos e desfasados no tempo.


Como se isso não bastasse em vez de, como figura pública, se tornar um exemplo de cidadania enveredou também por cometer ilícitos fiscais como o ocorrido com a sua principal sociedade, Hermanias Promoção de Espectáculos Lda. que sofreu um processo de penhora da Fazenda Nacional em 2001, para pagamento de uma dívida de 149 mil contos. A penhora foi levantada em 2004, três anos depois (???), após o pagamento da dívida em causa.

Existem agora pendentes dois processos de execução fiscal, um no valor de 459 mil euros e outro no valor de 288 mil, que totalizam uma dívida de 747.881 euros.
A este montante é preciso adicionar mais 269 mil euros de juros de mora (os processos foram instaurados em 1998), mais cerca de dois mil euros de custas.
Uma denúncia refere também que os montantes apurados com “esquemas”, como o utilizado na ‘mesa 500’ num dos seus bares, eram “trocados por dólares” que o humorista depositava numa conta de um banco em Miami, durante as suas “muitas visitas” aos Estados Unidos.
O nome do banco consta na documentação enviada para as Finanças.

Os processos de execução remontam a 1998, e foram contestados pelo executado.
Mais de um milhão de euros é quanto Herman terá que pagar caso se concretize a execução.

Não é lá muito recomendável que uma figura pública que deveria ser um exemplo de cidadania pela exposição de que é alvo e, sobretudo, porque ganha a vida através do contribuinte anónimo espectador, seja manchete de jornais pelas piores razões.

Nenhum português, particularmente figuras reconhecidamente públicas, que produzam casos de natureza socialmente reprovável não dignificam o país...bem pelo contrário.

A serem comprovados estes processos podemos dizer por outras palavras que, entre outras coisas, o Rolls Royce, o iate ou o relógio Rolex de que ele muito fala e pavoneia por aí foram, ou estão a ser, pagos por todos nós.

Riqueza sim...mas com sobriedade e, sobretudo, com elegância, ética e lisura de processos.
quarta-feira, junho 28, 2006 | 11 comentários | Read More

Equipa da FEUP/UA é campeã mundial de futebol robótico

Written By Al Berto on terça-feira, junho 27, 2006 | terça-feira, junho 27, 2006

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto com a colaboração da Universidade de Aveiro venceu a RoboCup 2006 na categoria "Simulação 3D".

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) é campeã mundial de Futebol Robótico, ao conquistar as medalhas de ouro e prata nas categorias "Simulação 3D" e "Small-Size", respectivamente, no campeonato RoboCup 2006, que decorreu em Bremen, na Alemanha.
Constituída por elementos da FEUP e da Universidade de Aveiro, a equipa FC Portugal, vencedora da medalha de ouro, disputou a final com os chineses Wright Eagle, ganhando por 1-0.

Na categoria Simulação 3D foram avaliados aspectos ligados à inteligência artificial, como a coordenação dos robôs em campo, visão e estratégia de jogo. Na liga Small-Size, por sua vez, o desafio envolveu equipas de cinco robôs, tendo a portuguesa 5DPO sido derrotada na final por uma norte-americana.
Os robôs portugueses que concorreram ao desafio, que terminou na passada terça-feira, foram projectados e construídos na FEUP. O objectivo seguinte já está delineado: disputar o Mundial do próximo ano, em Atlanta.

O RoboCup constitui um meio de promoção da robótica e investigação no campo da inteligência artificial. O futebol é a base para o desenvolvimento da tecnologia.

A organização estabelece como meta a realização, em 2050, de um jogo de futebol entre robôs humanóides e uma equipa de jogadores reais campeões do mundo.

Oxalá a equipa nacional consiga repetir este feito na robótica e consiga também trazer o "caneco" da Alemanha.
terça-feira, junho 27, 2006 | 2 comentários | Read More

Nem Ordem, nem Progresso...será?

Written By Al Berto on segunda-feira, junho 26, 2006 | segunda-feira, junho 26, 2006

A convenção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou, em Brasília, por aclamação, a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição.

"Estou aqui para anunciar mais uma vez que sou candidato à Presidente da República", afirmou Lula da Silva em um discurso para as cerca de 4.000 pessoas que participaram a convenção do PT.

Será a quinta vez consecutiva que Lula da Silva disputa a Presidência do Brasil.

O vice-presidente, José Alencar, do inexpressivo Partido da Reconstrução Nacional (PRN), também foi confirmado na lista de Lula da Silva, a mesma de 2002.

"Nos últimos três anos e meio foi demonstrado ao mundo que um trabalhador pode dirigir os destinos do Brasil", disse o presidente brasileiro.

Durante o seu discurso, Lula da Silva destacou os programas assistenciais de seu governo, como o Bolsa Família, e convidou seis beneficiários a subir ao palco.

"Nós não estamos fazendo esmola, estamos transferindo renda", argumentou.

Lula da Silva comparou também o seu governo aos oito anos da administração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e garantiu que actualmente "o Brasil está muito melhor".

O presidente citou índices da economia brasileira das duas gestões, como inflação, taxa de juros, reservas internacionais, dívida pública e dívida externa, mas ressaltou as conquistas sociais.

"Eu me sentiria frustrado se, nesta altura do meu governo, só pudesse mostrar bons indicadores macroeconómicos, sem que eles refletissem na melhoria da vida do cidadão comum", referiu.

Para um eventual segundo mandato, Lula Silva destacou como prioridades a educação, a necessidade de reduzir o gasto público e uma maior atenção à Previdência Social.

A segurança pública e a reforma política também foram temas destacados pelo ex-sindicalista.

Lula da Silva disse ainda que fará uma campanha limpa e que não cairá em provocações dos adversários, numa indicação de que pretende repetir o lema "paz e amor" da última campanha.

Embora as sondagens de opinião apontem que Lula da Silva pode vencer já na primeira volta das eleições, o presidente pediu aos integrantes do PT que não considerem a eleição ganha.

As últimas pesquisas indicam que o Presidente Lula detém 48 por cento das intenções de voto.

O seu principal adversário, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, do PSDB, que conta com o apoio do Partido da Frente Liberal (PFL), de direita, regista apenas 19 por cento das intenções de voto.

A campanha eleitoral começará oficialmente no dia 06 de Julho e os adversários de Lula da Silva contarão com um arsenal para tentar derrubar o seu favoritismo, devido aos escândalos de corrupção no seu governo.

A crise começou em Maio do ano passado e agravou-se um mês depois com as denúncias do ex-deputado Roberto Jefferson, que deram origem a uma das mais graves crises políticas brasileiras.

Jefferson revelou a existência de um esquema de compra de votos no Congresso Nacional - o chamado "mensalão" - financiado pelo "saco azul" do PT, o que foi comprovado mais tarde pelas investigações das comissões parlamentares de inquérito (CPIs) e da Polícia Federal.


A crise arrastou-se por um ano, mas, curiosamente, o presidente Lula da Silva saiu ileso da série de escândalos que derrubaram toda a cúpula do PT e os ministros mais fortes do seu governo - José Dirceu, da Casa Civil, Antonio Palocci, das Finanças e Luiz Gushiken, secretário de Comunicação da Presidência.

(Agência LUSA)

Bocas soltas:

- "No meu governo, corrupto não entra; no meu palanque corrupto não sobe." Quando era candidato;

- "Obrigado Fidel Castro. Obrigado por vocês existirem." No discurso de abertura da reunião do Foro de São Paulo, em Havana, Cuba, referindo-se a Fidel Castro;

- "Me dêem uma chance de ser presidente que eu faço em quatro anos o que a elite não fez em 40." Durante discurso em Juiz de Fora, em agosto de 1994;

- "Sou um homem sem pecados." No Vaticano, no funeral do Papa João Paulo II;

- "A desgraça da mentira é que, ao contar a primeira, você passa a vida inteira contando mentira para justificar a primeira que contou." Em 17 de Julho de 2005, para repórter freelancer na França;

- "Só o Rocha?!?!" Em 17 de Outubro de 2005, quando foi informado de que entre os petistas mensaleiros, só o deputado Paulo Rocha (PA) renunciaria ao mandato;

- "Eu me sinto traído." Em discurso em cadeia nacional de TV, um dia depois de o marqueteiro Duda Mendonça confessar que recebeu dinheiro de caixa dois do PT em uma conta no exterior (agosto de 2005);

- "Diga ao Roberto Jefferson que sou solidário a ele. Parceria é parceria. Tem de ter solidariedade." Em defesa do então aliado do PTB que, acusado de comandar um esquema de corrupção nos Correios, viria a se tornar o homem-bomba de seu governo (maio de 2005);

- "Olha para a minha cara para ver se eu estou preocupado." Respondendo a pergunta de jornalistas sobre se a criação da CPI dos Correios o preocupava, sem saber quanto ela ainda iria preocupá-lo (maio de 2005);

- "Neste país de 180 milhões de brasileiros, pode ter igual, mas não tem nem mulher nem homem que tenha coragem de me dar lição e ética, de moral e de honestidade." Rio de Janeiro (julho de 2005);

- "Não estou agindo como o Chávez, mas os meus adversários agem como agiu a Fedecámaras contra o Chávez, tentando fazer golpismo." Em Montevidéu, na reunião de cúpula do Mercosul (dezembro de 2005);

- "Eu levaria o José Dirceu para o palanque, até porque nada foi provado contra ele." Seis dias depois de o ex-deputado ter o mandato cassado por acusação de comandar o esquema de mensalão no Congresso, o qual nunca foi provado (dezembro de 2005);

- "Se tem um governo que tem sido implacável no combate à corrupção, desde o primeiro dia, é o meu governo." Em discurso à nação (junho de 2005)

...e o que dizer a isto?
segunda-feira, junho 26, 2006 | 20 comentários | Read More

Esta é também uma vitória portuguesa...na cultura.

A fadista Mariza sobe ao palco do Hollywood Bowl, em Los Angeles (Califórnia), nos dias 14 e 15 de Julho, onde cantará acompanhada pela orquestra residente sob a direcção de John Maureci.

Mariza enquanto adolescente, e até se assumir como fadista, cantou diversos géneros musicais como, gospel, soul e jazz.

Com apenas dois discos, Mariza vendeu cerca de meio milhão de cópias em todo o Mundo, das quais 200 mil em Portugal.

Fado em Mim está editado em 32 países.

Algumas distinções recebidas:

Tripla Platina, pelo Albúm Fado em Mim.

Melhor CD de Música Tradicional, Étnica, Folk e Worldmusic 2001, Atribuido pela crítica Alemã - Deutscheschalplatten Kritik - com o CD Fado em Mim

Melhor actuação do Festival d’Été de Quebec (Premier Award-most outstanding performance.)

Melhor Artista da Europa de World Music 2003 atribuído pela BBC no Teatro Ocean, em Hackney, Londres.

Medalha de Mérito Turístico (grau ouro) da Secretaria de Estado do Turismo em 2004. Prémio associado ao contributo dado para a promoção da imagem de Portugal no estrangeiro.

Volta a receber em 2003 da crítica Alemã, o Prémio melhor CD de Música Tradicional, Étnica, Folk e Worldmusic 2003- Deutscheschalplatten Kritik - mas com o CD Fado Curvo.

Em Maio de 2003 a BBC considera "Fado Curvo" o CD da semana.

Prémio Personalidade do Ano 2003, atribuido pela AIEP - Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal, pela divulgação de Portugal e da cultura portuguesa.

25 de Janeiro de 2004 recebe o prémio European Border Breakers Award.

Prémio Personalidade Marketing 2003 na área de Cultura e Espectáculos, pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing.

O Jornal 24Horas considera a revelação do Ano de 2003.

Dupla Platina, no album Fado Curvo.

Tripla platina na prova de cânticos ao ar livre nos Jogos Olimpicos de Inverno.

Prémio Personalidade do Ano 2004, na area da música, atribuido pelos leitores da revista Lux.

O primeiro DVD, editado em 2004, regista o espectáculo realizado na Union Chapel, em Londres, em Março de 2003, quando foi distinguida pela BBC como a Melhor Artista Europeia na área de World Music.

Em 2006 MARIZA vence Globo de Ouro para Melhor interprete individual.

Ainda em 2006 MARIZA é condecorada com a ordem do Infante Dom Henrique (grau de comendadora) pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio.

Marisa, ela própria, uma embaixadora da lingua de Camões.

segunda-feira, junho 26, 2006 | 4 comentários | Read More

Em Nuremberga fez-se justiça...

Written By Al Berto on domingo, junho 25, 2006 | domingo, junho 25, 2006

...a caminho da final?



A qualidade posta na envolvência desta jogada evidência de forma clara o superior nível técnico da equipa portuguesa. Os ingleses que se cuidem.

domingo, junho 25, 2006 | 3 comentários | Read More

Uma bandeira da treta...

Se os sujeitos que fizeram este serviço á BANDEIRA NACIONAL não forem punidos, já arranjei patrocinadores para a minha nova criação:


Cada vez mais me convenço que agora até nas ideias, neste caso publicitárias, "batemos no fundo".
A sem vergonhice é total em nome dum mercantilismo rasca e de mau gosto.
As "elites pensadoras" que deveriam ser as primeiras a ter algum bom senso são as primeiras a dar exemplos de autêntico disparate civilizacional.

Pensar que já tantos portugueses morreram por esta bandeira...
Vou mudar de nacionalidade, quero ser filho dum país que respeite os seus simbolos.
domingo, junho 25, 2006 | 11 comentários | Read More

Eles tratam-nos da saúde...e da carteira.

Written By Al Berto on sábado, junho 24, 2006 | sábado, junho 24, 2006

Advogados e médicos estão entre aqueles que menos rendimentos declaram.

O número de pessoas com um rendimento superior a 250 mil euros anuais aumentou 13,8%.

De acordo com a Direcção Geral dos Impostos (DGCI), havia, no final de 2004, mais 399 contribuintes a declararem um rendimento superior àquele valor.

Os dados mostram ainda que os ganhos provenientes do trabalho dependente representam 70% do rendimento declarado para efeitos de IRS, enquanto o dos trabalhadores independentes e profissionais liberais não vai além dos 8,3% do total

Ora com exemplos destes, particularmente no que toca aos advogados, que se pode esperar desse tão propalado cumprimento dos deveres de cidadania?

Eles não se importam, porque já não existe vergonha e porque o que verdadeiramente lhes interessa é o dinheiro, mas depois duma notícia destas sair nos jornais, qual é a sua imagem, enquanto profissionais, perante a opinião pública?

Que respeito e credibilidade poderão merecer em tribunal pessoas que são denunciadas publicamente como incumpridoras?


Enquanto isto o trabalhador dependente, o que verdadeiramente contribui para a riqueza nacional, continua a ser o mais penalizado...até quando?
sábado, junho 24, 2006 | 5 comentários | Read More

Eleições brasileiras.

E quanto ao comportamento do eleitorado brasileiro nas próximas eleições presidenciais?

Bom, O governo Fernando Henrique começou com a crise do Sivam, depois se seguiram outras, entre as quais as denúncias de compra de votos, as escutas telefônicas, além das suspeitas que recaíram sobre os processos de algumas privatizações.

Sem dizer que, em 1998, a economia brasileira estava literalmente em baixo, tanto que o FMI teve de entrar com 40 bilhões de dólares.
E, no entanto, Fernando Henrique Cardoso foi reeleito no primeiro turno.

Precisamos, na nossa análise, fugir do imediatismo. Seguramente, ela vai ter um grau de interferência na confiança popular muito grande, mas ninguém sabe quanto...ou sabe?
Uma coisa é certa, a alternância fortalece a democracia.
sábado, junho 24, 2006 | 0 comentários | Read More

Tempus fugit.

Written By Al Berto on sexta-feira, junho 23, 2006 | sexta-feira, junho 23, 2006

Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquinas
em esperas inúteis.

Meto as mãos nas algibeiras
e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro!
Era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.

Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes!
e eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.
Mas isso era no tempo dos segredos,
no tempo em que o teu corpo era um aquário,
no tempo em que os meus olhos
eram peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco, mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor...,
já se não passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.
Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.

Adeus.
Eugénio de Andrade (1923-2005)
sexta-feira, junho 23, 2006 | 10 comentários | Read More

Timor - Timur ou Temor (do desastre).

Written By Al Berto on quinta-feira, junho 22, 2006 | quinta-feira, junho 22, 2006

O que se passa em Timor-Leste está a ser uma grande decepção para todas as partes envolvidas na pacificação e na criação do estado timorense.

Portugal, o país e as suas gentes, foram de uma mobilização nunca vista na defesa do direito legítimo dos timorenses a terem o seu próprio país.

Mas...e agora? Que exemplo estão a dar as mais altas entidades timorenses.

Até onde é que os seus dirigentes políticos estão dispostos a ir?

Estarão porventura, não abdicando de posições assumidas mas que devem ser sempre o resultados de consensos democráticos, na disposição de sacrificar ainda mais o seu povo?

No meio do que é dado conhecer Xanana Gusmão e Mário Alkatiri criaram divergências que, se ambos não resolvem contornar, resvalarão para a violência.

Mas a questão mais importante é saber se neste choque de legitimidades se vai optar por esmagar uma em favor da outra, com as consequências que se sabe para a população timorense, ou se se vai respeitar a democracia e o voto do povo que tanto votou no Presidente da República como no Primeiro-ministro.

Para um país que dá os primeiros passos na democracia estes "tombos" podem deixar cicatrizes que demorarão a cicatrizar.


Caros lideres timorenses...não desiludam o vosso povo.
quinta-feira, junho 22, 2006 | 11 comentários | Read More

Crise em Timor.

Esta é uma imagem que traduz a actual crise timorense...
vista pelos (próprios) australianos...sérios

...e o resto da história que o país está a viver só poderá ser obra da "secreta" australiana, ou seja, "DIVIDIR PARA REINAR".
quinta-feira, junho 22, 2006 | 5 comentários | Read More

Sem palavras...

Written By Al Berto on quarta-feira, junho 21, 2006 | quarta-feira, junho 21, 2006

quarta-feira, junho 21, 2006 | 0 comentários | Read More

Esoterismo.

Written By Al Berto on terça-feira, junho 20, 2006 | terça-feira, junho 20, 2006

Quantas vezes já se questionou sobre o porquê de ser como é, por que razão é confrontado tantas vezes com situações inesperadas e para as quais não encontra soluções?
Certamente que muitas, nomeadamente quando se sente mais inseguro, o que o leva a procurar um psicólogo.
No entanto, muitas vezes acaba por perguntar a si mesmo se não haverá algo de espiritual a envolvê-lo nos acontecimentos.

Se é o seu caso, até ao dia 2 de Julho, no Fórum Coimbra, encontrará cinco tarólogos que se dispõem a "orientar os caminhos de vida a cada uma das pessoas que nos procurarem".


Dizia um destes tarólogos:
"Necessitamos de ter calma e diplomacia para os enfrentar. Já tive casos em que os maridos arrastam as mulheres para uma consulta para se certificarem se elas lhes são fiéis, mas depois chega-se à conclusão de que quem é infiel no casamento são os próprios".

Alerta "infiéis" pois serão rápidamente descobertos...pelo que há que tomar cautelas.
Falta de dinheiro, questões profissionais, amor e negócios nada é problema, ali facilmente se encontra uma "solução" por medida.


Num momento de crise de espectativas quanto ao futuro colectivo aqui temos uma alternativa para contornar o péssimismo e o desânimo.

Depressa, antes que esgote.
Se porventura quiser poupar uns cobres pode consultar um site a isso dedicado aqui e aqui.

Uma estudo entretanto realizado confirma que o uso destes serviços está directamente relacionado com o grau de desenvolvimento do respectivo país.
terça-feira, junho 20, 2006 | 8 comentários | Read More

O princípio da corrupção?

Written By Al Berto on segunda-feira, junho 19, 2006 | segunda-feira, junho 19, 2006

Um estudo da Faculdade de Economia do Porto afirma que os países onde os alunos mais copiam são os mais corruptos. O estudo incidiu nos alunos das licenciaturas de Economia e Gestão.

No conjunto dos países da Europa do Sul Portugal é que apresenta um índice mais baixo.

Os países nórdicos são os que apresentam o mais baixo índice de "copianço".

Por outro lado os alunos dos países da Europa de Leste são os que mais copiam.


Vejamos algumas estatísticas:

- Suécia 4,5 %
- Dinamarca 5,1 %
...........
- Grã-Bretanha 14,4 %
- Irlanda 14,4 %
...........
- Estados Unidos 38,8%
...........
- Portugal 62, 4 %
- Turquia 65,4
- Espanha 79,6%
...........
- Colômbia 72,7 %
- Brasil 83 %
...........
- Eslovénia 84,6 %
- Roménia 96 %
- Polónia 100 %

Bem analizados os resultados de facto rapidamente se poderá concluir que o "copianço" na (de)formação do jovem cria as condições ideais para práticas corruptivas mais tarde.

Aqui entra em "cena" o papel do professor na sala de aula.
Se o aluno copia ou é porque o professor não está presente ou, se está, não quer saber...ou estarei errado?
segunda-feira, junho 19, 2006 | 10 comentários | Read More

Por uma "lágrima"...

Written By Al Berto on domingo, junho 18, 2006 | domingo, junho 18, 2006


Há falta de médicos em Portugal e os jovens portugueses, se o pretenderem, têm que ir estudar medicina para Espanha. Isto é um facto.

Agora:

1)O que acha dessa compra absurda de submarinos que vamos ter que andar, nós e os nossos filhos, a pagar?

2)E de algumas patentes de oficiais superiores das forças armadas que nada fazem para além de andarem somente a "comer" há custa do erário público?

3)E do TGV? Esse autêntico "monstro", e refiro-me á ligação Lisboa-Porto, que irá ser um fiasco pois nunca irá em boa verdade substituir a linha actual e irá criar um "buraco" financeiro sem precedente?

4)E do aeroporto da OTA? (que por dúvidas nem expresso opinião).

Nestes chamados "investimentos", todos eles não directamente reprodutivos, os montantes envolvidos são astronómicos e para pagar "sine die".

Constatação:
Universidades com equipamento absoleto ou inexistente, algumas com falta de manutenção confrangedora, etc.

Diga agora, porque senão investe na educação quando se fala tanto em investimento no conhecimento, na formação, etc., etc.?

* foto de Helder Almeida
domingo, junho 18, 2006 | 6 comentários | Read More

Portugal nos oitavos de final.

Written By Al Berto on sábado, junho 17, 2006 | sábado, junho 17, 2006

sábado, junho 17, 2006 | 11 comentários | Read More

Um filme que marcou uma época.




Movie Name: The Deer Hunter « (1978) (O CAÇADOR)

Starring: Robert De Niro, Christopher Walken, Meryl Streep, John Cazale, John Savage

Director: Michael Cimino
Genre: Drama / Historic

Vencedor de 5 Oscares da Academia incluíndo o de Melhor Filme
e mais 16 títulos e 19 nomeações



Com um fabuloso Robert de Niro já com créditos firmados e, despontava na altura aquela que viria a ser a diva do cinema do seu tempo, Meryl Streep.
Desempenho excepcional de Christopher Walken, porventura a melhor performance da sua carreira.



Filme intenso e de qualidade superior.


Retrata a época de mais "uma" em que os americanos se meteram e que deu pelo nome de Guerra do Vietname.

Sairam de lá com uma mão á frente e outra atrás, sem honra nem glória, mas não sem antes terem feito milhões de vítimas inocentes e destruído todo um país.


Como sabemos não foi suficiente para aprenderem que os povos são soberanos dentro das suas fronteiras.

Mas a história vai-se repetindo...enquanto houver fábricas de material de guerra e altas "luvas" para os políticos detentores dum poder em que não passam de marionetes.

sábado, junho 17, 2006 | 6 comentários | Read More

Nós lix(o)amos o mundo.

Written By Al Berto on quinta-feira, junho 15, 2006 | quinta-feira, junho 15, 2006

quinta-feira, junho 15, 2006 | 6 comentários | Read More

Amizade é...



quinta-feira, junho 15, 2006 | 6 comentários | Read More

Homenagem a Fernando Pessoa (13.06.1888 - 30.11.1935)

Written By Al Berto on quarta-feira, junho 14, 2006 | quarta-feira, junho 14, 2006

Fernando Pessoa, nascido a 13 de Junho de 1888, viveu uma infância e adolescência marcadas por uma sucessão de factos que o viriam a influenciar profundamente, o que transparece, inevitavelmente, nos seus escritos.

Apenas com 6 anos de idade, confronta-se com a morte do pai e um ano depois, com a morte do irmão. Estas mortes significam uma profunda transformação na vida do poeta, nomeadamente no seio da família.

Depois do 2.º casamento da mãe em 1895, ela e filho partem para Durban, África do Sul, onde Fernando Pessoa viverá até à data do seu regresso definitivo a Portugal, no ano de 1905.

Fernando Pessoa, como que respondendo a um chamamento da pátria, regressa, no entanto, sozinho, com 17 anos de idade, a Portugal, que nunca esquecera.
Traz consigo o propósito de se matricular no curso superior de Letras de Lisboa.Vive nesta cidade, uma vida modesta, em casa de familiares e em quartos alugados. Apesar de efectuar a matrícula no curso referido, no ano de 1906, depressa se desilude com o ensino aí ministrado, não tendo sequer concluído o primeiro ano do curso.

Em 1908 inicia a profissão, no universo do comércio, como «correspondente estrangeiro».

Na companhia de amigos como Mário de Sá-carneiro, Almada Negreiros e Santa-Rita Pintor, Fernando Pessoa ficará para sempre associado às novas correntes modernistas como o Paùlismo, o Interseccionismo e o Sensacionismo.

O isolamento e a solidão do poeta parecem ter marcado a maior parte da sua vida, ao longo da qual, todavia, foi criando, no sentido literal do termo, novos amigos. O primeiro, aos seis anos, a que chamou Chevalier de Pas; os mais conhecidos, entre 1912 e 1914, a que chamou Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos. A heteronímia é uma das facetas mais curiosas deste poeta e, para muitos, o resultado da desmultiplicação de um pensamento e de uma poética complexa e genial.

O seu empenhamento patriótico esteve sempre manifesto na sua obra e nos seus projectos de intervir, via literatura, sobre a humanidade e sobre Portugal.
Este sentido patriótico movido pelo sentimento de uma missão culmina, em termos de produção literária, com a publicação, em 1934, da sua obra Mensagem.

O único namoro conhecido de Fernando Pessoa decorreu em duas fases: a primeira, de 1 de Maio a 29 de Novembro de 1920, a segunda de 11 de Setembro de 1929 a 11 de janeiro de 1930.
Nove anos depois, Ophélia e Fernando Pessoa reencontram-se e o namoro recomeça.

Fernando Pessoa trocará a perspectiva de um amor e de uma família por um outro chamamento, seja ele o da missão a desempenhar e o compromisso com tais mestres mistereriosos, seja o do compromisso com a sua própria identidade e com a humanidade.

Abandonado a si mesmo, à sua vida intelectual e mística, ao seu isolamento, que, aliás, marcou toda a sua existência, é sozinho que Fernando Pessoa, já profundamente desgastado pela angústia que o mina, pela constante busca de si próprio, morre no dia 30 de Novembro de 1935, com 47 anos de idade.

Pela passagem da data do seu nascimento não vi homenagem alguma neste país... até eu quase me esquecia e a acontecer isso a minha consciência não me iria perdoar.

Há uma máxima para esta situação:
Só se pode amar (e respeitar) o que se conhece.
quarta-feira, junho 14, 2006 | 7 comentários | Read More

Violência na escola...é preciso denunciar.


A violência na escola está aí, é uma realidade cada vez noticiada com mais frequência e que é preciso enfrentar.

O mundo mental dos jovens desordeiros e agressivos gira á volta dum pensamento que, traduzido, assenta no seguinte:
- Todos os outros (jovens) têm tudo menos eu.

São jovens frustrados, zangados, vivendo com alguma dor, não conseguindo o que querem. Sentem-se vítimas do mundo que os rodeia.



Não têm qualquer sentimento pelos outros, normalmente nem sequer pensam nos outros.
Tudo se resume ao lema, o que são eles e o que querem, e nada mais.

Provavelmente a situação mais propícia para a agressividade é conviver com a dor.
Animais que foram torturados ou crianças que foram severamente molestadas normalmente ficam agressivas.
Animais e humanos que convivam na presença de adultos violentos tornam-se violentos por natureza.


As ciências sociais e biológicas vieram reconhecer que as influências mais importantes na violência são ambientais ou experimentais. Há uma evidência abundante que uma história do maus tratos é frequentemente um precursor do comportamento agressivo.
O recalcamento de situações adversas, bairros superlotados, isolamento e a vivência em circunstâncias desconfortáveis promovem a agressividade.

Esta exposição continuada á violência afecta todo o sistema nervoso e psicológico.

Resumindo, tudo o que aumentar a impulsividade e a irritabilidade diminui o julgamento e a capacidade de reconhecer a sua própria dor e a dos outros, aumentado assim a violência do sujeito.
Pais com atitudes violentas estão na primeira linha para produzirem todas estas anomalias de personalidade.


Rapidamente precisam ser encontradas medidas eficazes que possam contrariar a insegurança por ela gerada, tanto para alunos de comportamento normal como para os professores.

É a construção da própria sociedade vindoura que o exige já hoje.
quarta-feira, junho 14, 2006 | 8 comentários | Read More

Pedofilia... é preciso denunciar.

Written By Al Berto on terça-feira, junho 13, 2006 | terça-feira, junho 13, 2006



O antigo monitor da Casa Pia Luís Godinho, acusado de 124 crimes de abuso sexual de criança, foi esta segunda-feira condenado a dezasseis anos e meio de prisão e ao pagamento de um total de 100.000 euros às sete vítimas.

Toma que é para aprenderes.

Agora ficas a saber que para a próxima tens que primeiro rechear bem a conta bancária, (como não se sabe), para poderes confundir os tribunais até seres considerado inocente.


Não é o povo que diz na sua enorme sabedoria:

Quem não tem dinheiro não tem "vícios"?
terça-feira, junho 13, 2006 | 8 comentários | Read More

Ponham essas consciências a "falar".

Written By Al Berto on domingo, junho 11, 2006 | domingo, junho 11, 2006


Esta menina andava na agua a nadar enquanto os seus pais descansavam na praia.
Só esse acaso a salvou de acompanhar os pais para uma morte que deveria envergonhar o mundo.
Qual será agora o seu futuro, nesta outra faceta da violência contra crianças?

Na imagem de Huda Ghalya aparece uma menina palestiniana de 10 anos, única sobrevivente de uma família morta num bombardeamento israelita, sexta-feira, numa praia de Gaza, que já motivou em Israel choque e interrogações.

O escritor David Grossman, uma das vozes israelitas que mais se têm evidenciado na luta pela paz, escreveu a propósito:

"A visão da menina na praia de Gaza cuja vida foi despedaçada deve tirar-nos do torpor em que há anos estamos mergulhados".
"Até quando aceitaremos, na mais total passividade - pergunta -, que um grupo de responsáveis da segurança nos encerre na armadilha mortal de ataques e represálias em que vivemos há decénios?".
A concluir o seu texto, o escritor adverte:

"Na praia de Gaza, perdemos uma batalha - a da nossa imagem como povo e como seres humanos".

...e agora? será que chega um pedido de desculpas?

Os cidadãos do mundo ainda não perceberam que a política é um bem demasiado importante para deixar nas mãos dos políticos.

A acontecer isto o Mundo estará irremediavelmente perdido.
domingo, junho 11, 2006 | 5 comentários | Read More

Breve "espelho" duma gestão típica portuguesa.


Todos os dias, a formiga chegava cedinho à oficina e desatava a trabalhar.
Produzia e era feliz.

O gerente, o leão, estranhou que a formiga trabalhasse sem supervisão.

Se ela produzia tanto sem supervisão, melhor seria supervisionada?

E contratou uma barata, que tinha muita experiência como supervisora e fazia belíssimos relatórios.

A primeira preocupação da barata foi a de estabelecer um horário para entrada e saída da formiga.

De seguida, a barata precisou de uma secretária para a ajudar a preparar os relatórios e contratou uma aranha que além do mais, organizava os arquivos e controlava as ligações telefónicas.

O leão ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com índices de produção e análise de tendências, que eram mostrados em reuniões específicas para o efeito.

Foi então que a barata comprou um computador e uma impressora laser e admitiu a mosca para gerir o departamento de informática.

A formiga de produtiva e feliz, passou a lamentar-se com todo aquele universo de papéis e reuniões que lhe consumiam o tempo!

O leão concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga operária, trabalhava.

O cargo foi dado a uma cigarra, cuja primeira medida foi comprar uma carpete e uma cadeira ortopédica para o seu gabinete.

A nova gestora, a cigarra, precisou ainda de computador e de uma assistente (que trouxe do seu anterior emprego) para ajudá-la na preparação de um plano estratégico de optimização do trabalho e no controlo do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se mostrava mais enfadada.

Foi nessa altura que a cigarra, convenceu o gerente, o leão, da necessidade de fazer um estudo climático do ambiente. Ao considerar as disponibilidades, o leão deu-se conta de que a Unidade em que a formiga trabalhava já não rendia como antes; e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico e sugerisse soluções.

A coruja permaneceu três meses nos escritórios e fez um extenso relatório, em vários volumes que concluía : "Há muita gente nesta empresa".

Adivinhem quem o leão começou por despedir?
domingo, junho 11, 2006 | 4 comentários | Read More

Violência doméstica... é preciso denunciar.

Written By Al Berto on sábado, junho 10, 2006 | sábado, junho 10, 2006


Doze mulheres foram assassinadas em Portugal pelos companheiros nos primeiros cinco meses do ano, elevando para 45 o número de vítimas mortais da violência doméstica em menos de ano e meio.

De acordo com os registos da PJ, nos primeiros cinco meses de 2006 doze mulheres foram mortas alegadamente pelos companheiros, enquanto outras nove eram alvo de tentativas de assassinato.


Em 2005, além de 33 mortes, a PJ registou 27 tentativas de assassinato.

Os assassinos usaram, na maioria dos casos registados pela PJ, armas brancas e de fogo.

A violência doméstica contra as mulheres em Portugal está a preocupar a Amnistia Internacional (AI), que em Maio apresentou um relatório referente a 2005 baseado em números divulgados por Organizações Não-Governamentais portuguesas e agora confirmados pela PJ.

Convirá referir também, ainda que sem o mesmo grau de frequência, a violência doméstica cometida sobre o homem.

Para quando pensará o ser humano colocar, sempre, a inocência dos filhos acima do seu egoísmo doentio que conduz a situações desta natureza?

Se até no seio da família há verdadeira guerra como poderá causar admiração o constante estado de confrontação da humanidade ao longo da história?


Quando, homens e mulheres, compreenderão o verdadeiro sentido da vida?
sábado, junho 10, 2006 | 10 comentários | Read More

Lição democrática.

Written By Al Berto on sexta-feira, junho 09, 2006 | sexta-feira, junho 09, 2006


Vem hoje no Diário de Aveiro uma carta da D. Alexandrina Ramos onde, pelo exposto, pretende justificar a sua demissão de membro eleito para a Assembleia de Freguesia de S. Bernardo nas últimas eleições autárquicas.

Queixa-se, no essencial, de "falta de apoio por parte do PS" partido pela qual foi eleita.

Convirá referir, para os menos informados a respeito desta candidatura, que a D. Alexandrina Ramos encabeçou uma lista que, do Partido Socialista tinha muito pouco, pois foi constituída á revelia do que é estatutáriamente exigido, ou seja, que seja uma emanação da vontade democrática dos membros filiados nas freguesias.

Resultou tão só duma imposição do ex-presidente da CMA através do "poder" que lhe advinha do lugar que desempenhava e contra a vontade dos membros locais do PS.

Feita á revelia de vontades, resultou numa lista sem qualquer representatividade local e, neste contexto, naturalmente votada ao fracasso no que diz respeito ás tais solidariedades que a D. Alexandrina Ramos refere mas de que não aponta causas.

Daqui resultou o que hoje todos sabemos, a candidatura da D. Alexandrina Ramos personificou a pior votação do PS de que há memória na freguesia de S. Bernardo e o ex-presidente da câmara foi democraticamente "apeado" de todas as estruturas dirigentes do PS a que não será alheio o facto de haver demonstrado á saciedade a sua falta de respeito e cultura democráticas.

Esta é a lição democrática.

Democracia significa participar, debater, arranjar consensos, solidariedade, congregar vontades, respeito pelo próximo e não práticas autocráticas e sectárias.
Tal como os aveirenses repudiaram este estilo político do ex-presidente da CMA também o Partido Socialista em Aveiro, em linha de pensamento com as populações, assim procedeu.


A D. Alexandrina Ramos ao aceitar a candidatura teve muito tempo para analisar o contexto em que o fazia e portanto devia assumir as suas responsabilidades não atirando para terceiros consequências que só a si dizem respeito e de que, com a sua anuência, foi a principal causadora.


Ficou demonstrado também que nem sempre quem adula o "chefe" estará a ter a melhor atitude.
Como dizia Agostinho da Silva: "A obediência cega alimenta a tirania."
sexta-feira, junho 09, 2006 | 3 comentários | Read More

Relembrar Agostinho.

Written By Al Berto on quarta-feira, junho 07, 2006 | quarta-feira, junho 07, 2006


“Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; […] Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha”

“Não defendo este partido, nem o outro; se ambos diferem à superfície e podem arrastar opiniões, aprofundemos nós um pouco mais e olhemos o substrato sobre que repousa a variedade […] Que vejo de comum? O rebanho dos homens, ignorantes e lentos no pensar, que se deixam arrastar pelas palavras e com elas se embriagam”

“Não me preocupa no que penso nem a originalidade nem a coerência. […] Mas, se quiserem pôr-me assinatura que notário reconheça, dirão que tenho a coerência do incoerente e a originalidade de não me importar nada com isso”

“Não sou do ortodoxo nem do heterodoxo; cada um deles só exprime metade da vida, sou do paradoxo que a contém no total”

“Claro que sou cristão; e outras coisas, por exemplo budista, o que é, para tantos, ser ateísta; ou, outro exemplo, pagão. O que, tudo junto, dá português, na sua plena forma brasileira”


Volta e meia os seus ensinamentos vêem-me á memória. E volto a relê-lo. Que saudade...
quarta-feira, junho 07, 2006 | 8 comentários | Read More

Possíveis causas para os incêndios

Written By Al Berto on terça-feira, junho 06, 2006 | terça-feira, junho 06, 2006


É estranho que os incêndios tenham atingido nos últimos anos proporções nunca antes vistas quando:

- sempre existiram secas e anos de calor extremo;

- noutros países onde o calor extremo também se está a fazer sentir, o aumento nos incêndios não é comparável com o que se regista em Portugal;

- é duvidoso se o ordenamento do território não é hoje melhor do que há muitos anos, quando nem sequer existia um ordenamento estrutural das florestas;

- os pilotos e as companhias de aviação anti-incêndio afinal ganham valores fixos, pelo que os incêndios lhes são prejudiciais;

- os interesses imobiliários são travados pela legislação;

- todos estes interesses deixam ainda mais de fazer sentido quando alguns dos fogos, como se tem visto, lavram junto de casas e de zonas urbanas.


Assim sendo tenho para mim que os grandes causadores dos incêndios sejam de facto indivíduos que se tornam pirómanos porque revoltados com a vida e, muitas vezes, socialmente isolados.

Claro que refiro "os grandes causadores" porque haverá certamente outros.
terça-feira, junho 06, 2006 | 7 comentários | Read More

CRIME sem CASTIGO?


Olho para o relógio, marca meia noite e dezoito, subitamente sinto um suave mas estranho cheiro no escritório onde escrevo estas letras.

Vou á janela que se encontra entreaberta para entrar o ar mais fresco da noite aveirense e o suave perfume das flores do jardim.
Não querendo acreditar nas minhas suspeitas...sou sacudido pelo cheiro tenebroso a abafado do ardido.

Fecho de imediato a janela. Na minha mente, e juntamente com esse cheiro, é também inspirado o cheiro da miséria humana, da covardia sem limite, da mão "leve" de uma justiça "pesada" que nada resolve.
O cheiro fica assim mais intenso e desgraçadamente nojento.

Ainda há pouco a nada cheirava, foi o sol?...mas é meia noite? Como é possível?
Quem cometeu mais este crime?

Será em Águeda, Albergaria, Sever do Vouga...não sei ao certo, será seguramente para esses lados onde há maior concentração florestal..."eles sabem o que fazem e onde fazer"...vou eu pensando.

Vou acabar o meu artigo para me ir deitar...mas quis escrevê-lo a "quente" não poderia ir deitar-me sem pôr cá para fora uma raiva contida e virada para seres humanos sem consciência, autênticos traidores á pátria e ao meio-ambiente.

Quero saudar os bombeiros que, genuinamente, pela noite fora, andem a combater nesta e noutras "guerras"...pois que é disso que se trata.

Pela manhã, bem pela manhã espero que esse fogo já esteja extinto e que não sinta esse pestilento cheiro novamente.

Mas uma certeza me assalta o espírito...ainda que o não cheire pela manhã, não irei esperar muito para o voltar a cheirar.

Porca miséria.
terça-feira, junho 06, 2006 | 3 comentários | Read More

Vírus da SIDA identificado há 25 anos

Written By Al Berto on segunda-feira, junho 05, 2006 | segunda-feira, junho 05, 2006


Passam esta segunda-feira 25 anos desde que nos Estados Unidos foi identificado o vírus da Sida. Em Portugal, segundo as Nações Unidas, há 32 mil pessoas infectadas.

Maria José Campos, especialista no tratamento da Sida, diz que estes valores deviam conduzir a um maior empenhamento por parte de todos, sobretudo das escolas, para conseguir inverter esta tendência.

«Ainda há escolas, em Lisboa nomeadamente, que se recusam a fazer sessões de informação aos alunos caso se distribua um preservativo a cada um deles», alertou.

«Enquanto esta mentalidade existir e não houver da parte do Ministério da Educação uma directiva clara de que é para fazer nunca se vai fazer», acrescentou.

Neste dia em que passam 25 anos da descoberta do vírus da Sida vale a pena lembrar os números. Desde que foi identificada a doença em todo o mundo já morreram 25 milhões de pessoas. Estima-se que existem 38 milhões de pessoas infectadas.

Vamos agora todos pedir a Deus que ilumine a Igreja Católica para que, numa hora de clarividência providencial, se deixe de maléfica hipocrisia e, definitivamente, promova o uso generalizado do preservativo. Amen (*).

(*) Amen - s., O que está escondido, O que não é visto, O que não pode ser visto.
segunda-feira, junho 05, 2006 | 2 comentários | Read More

Ciência anuncia caminho para a paz.

Written By Al Berto on domingo, junho 04, 2006 | domingo, junho 04, 2006


A ciência deu hoje um passo importante para a paz mundial. Cientistas da Universidade de Seul apresentaram a primeira galinha de quatro patas do mundo.

Segundo Tsen Piau Sung, especialista em manipulação genética, o animal acabará de vez com as discussões em família, já que todos querem comer apenas as coxas do frango que, como se sabe, só tinha duas.

Chamada de "Chicken Four-Four", a galinha é o primeiro resultado útil de pesquisas de alteração genética em animais. Até então, os cientistas tinham criado seres inúteis, como um porco fluorescente.
O resultado do trabalho animou os cientistas e abriu caminho para novas criações, como o camarão sem cabeça.

Segundo Tsen, assim que os estudos estiverem mais avançados, será possível aplicá-los em seres humanos.
A este propósito, quando questionado se tinham em desenvolvimento alguma pesquisa de particular interesse para Portugal, afirmou:

- "Acreditamos que, ainda na primeira metade deste século, conseguiremos criar pelo menos um participante dos Reality Shows da TVI com cérebro".
domingo, junho 04, 2006 | 4 comentários | Read More

Globalização.

Verifique porque a China poderá vir a ser a maior potência do mundo.







<- Clique na barra para repetir -

domingo, junho 04, 2006 | 4 comentários | Read More

Como impressionar mulheres...

...agora que o verão está mesmo aí.





- Clique na barra para repetir -

domingo, junho 04, 2006 | 1 comentários | Read More

Braço-de-ferro entre Portugal e a Austrália.

Written By Al Berto on sábado, junho 03, 2006 | sábado, junho 03, 2006


A Austrália enviou, esta sexta-feira, uma missão a Lisboa para discutir o comando das forças em Timor-Leste, mas Portugal reiterou que não aceita subordinar a GNR ao comando de militares estrangeiro.
Freitas do Amaral admitiu mesmo recorrer à mediação internacional e negociações ao mais alto nível para resolver este conflito com as autoridades australianas.

É nestas circunstâncias que aflora o grande nível político de Freitas do Amaral.

A Austrália, terra a que piratas e cadastrados deportados de Inglaterra deram forma, mostra de forma despudorada e sem vergonha o porquê de ter ido agora socorrer Timor dos graves desentendimentos entre o seu povo.

Mesmo ali ao lado, durante a ocupação indonésia e com uma guerra desigual, nunca se viu esta mesma Austrália ter tanto interesse em ajudar o povo timorense como agora.

A Austrália, fazendo juz ao tipo de vida dos primeiros colonos que a fizeram, não consegue enganar ninguém. O que verdadeiramente a move não é o destino do povo timorense mas tão só a caça ao petróleo que é legítima pertença dos timorenses.

Numa hora em que, qual criança desamparada, Timor precisa de ajuda a Austrália surge não com a intenção de amparar o seu povo mas tão só de "herdar" esse petróleo.

De Portugal, Timor só pode esperar ajuda e carinho desinteressado fruto de uma união de povos que só a história permite fazer.
sábado, junho 03, 2006 | 2 comentários | Read More

Foi você que pediu um subsídio?


No "País das Maravilhas" há sempre um subsídio que espera por si.

Treze dos 84 ex-deputados que pediram o subsídio de reintegração a que tinham direito à Assembleia da República representam cerca de 35 por cento do ‘bolo’ de 1,42 milhões de euros atribuídos para o efeito.

Uma cifra de meio milhão de euros se somarmos os montantes de cada um dos ex-parlamentares que constam da lista dos maiores valores apurados.

O que aqui vemos é muito simples e consiste no estado, todos nós portanto, pagar aos senhores deputados para eles irem para o parlamento e depois voltar a pagar para eles deixarem o parlamento
Ser deputado tem um "desgaste" enorme...compreende-se.

Esta é a vantagem de legislar em causa própria.

E depois queixam-se da imagem dos políticos estar cada vez mais deteriorada junto da opinião pública.
sábado, junho 03, 2006 | 0 comentários | Read More

O filho que todo pai gostaria de ter!

sábado, junho 03, 2006 | 1 comentários | Read More

O reforço que faltava na selecção nacional.

Written By Al Berto on sexta-feira, junho 02, 2006 | sexta-feira, junho 02, 2006


Os dirigentes do Lusitano de Évora ofereceram à Federação Portuguesa de Futebol uma imagem de Nossa Senhora da Conceição em talha que muito sensibilizou Luiz Felipe Scolari que logo disse que ela iria acompanhar a selecção nacional durante o Mundial da Alemanha.


Fazendo bem as contas a selecção nacional ficou agora com o décimo terceiro jogador já que o décimo segundo, como é sabido, são os adeptos que a vão apoiar.


Façamos votos para que a Nossa Senhora da Conceição não tenha uma estadia breve na Alemanha.

Desta vez não vai haver desculpas para não trazermos o "caneco"...ai não vai haver não.
sexta-feira, junho 02, 2006 | 4 comentários | Read More

Dia Mundial da Criança.

Written By Al Berto on quinta-feira, junho 01, 2006 | quinta-feira, junho 01, 2006



Um sorriso e um não sorriso que valem mais do que mil palavras.
quinta-feira, junho 01, 2006 | 2 comentários | Read More