=====================

 

Ideias para Blogger

Braço-de-ferro entre Portugal e a Austrália.

Written By Al Berto on sábado, junho 03, 2006 | sábado, junho 03, 2006


A Austrália enviou, esta sexta-feira, uma missão a Lisboa para discutir o comando das forças em Timor-Leste, mas Portugal reiterou que não aceita subordinar a GNR ao comando de militares estrangeiro.
Freitas do Amaral admitiu mesmo recorrer à mediação internacional e negociações ao mais alto nível para resolver este conflito com as autoridades australianas.

É nestas circunstâncias que aflora o grande nível político de Freitas do Amaral.

A Austrália, terra a que piratas e cadastrados deportados de Inglaterra deram forma, mostra de forma despudorada e sem vergonha o porquê de ter ido agora socorrer Timor dos graves desentendimentos entre o seu povo.

Mesmo ali ao lado, durante a ocupação indonésia e com uma guerra desigual, nunca se viu esta mesma Austrália ter tanto interesse em ajudar o povo timorense como agora.

A Austrália, fazendo juz ao tipo de vida dos primeiros colonos que a fizeram, não consegue enganar ninguém. O que verdadeiramente a move não é o destino do povo timorense mas tão só a caça ao petróleo que é legítima pertença dos timorenses.

Numa hora em que, qual criança desamparada, Timor precisa de ajuda a Austrália surge não com a intenção de amparar o seu povo mas tão só de "herdar" esse petróleo.

De Portugal, Timor só pode esperar ajuda e carinho desinteressado fruto de uma união de povos que só a história permite fazer.

2 comentários:

João Figueira disse...

Se permite, faço minhas as suas palavras. Nem mais nem menos

Um grande abraço.

António Silva disse...

Será que estes australianos tb falam "americano"?