=====================

 

Ideias para Blogger

Welcome Guys

counter

Copyright © 2006 Jamos

All Rights Reserved

Directory of General Blogs

Temas para Blogger

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Locais dos visitantes deste blog

Textos

Marcas

... nos livre das más companhias (1) 2007 (2) 25 de ABRIL (1) aborto (2) absurdos (1) alegria (1) ambição (1) ambiente (1) amigo (1) amizade (2) Apito Dourado (1) apologia (1) Aveiro (1) bananas (1) beleza (1) bom senso (1) Brasil (2) BRB (Be Right Back) (1) burla (1) campanha (1) campeão (1) Carlos Paredes (1) Chávez (1) China (1) clandestino (1) clínicas (1) competência (6) Cónego (1) conspiração (1) corrupção (4) credibilidade (1) crise (1) cristão (1) desastre (1) desilusão (1) Deslumbramento (1) despenalização (2) ecologia (1) educação (1) emoções (1) escândalo (1) estúpido (1) ética... ou falta dela (1) evolução (1) excomunhão (1) (1) feliz (1) grávida (1) hipocrisia (3) hipocrisia XXI (1) hipócritas (1) homenagem (2) homens de valor acrescentado (1) Igreja Católica (2) ilegalidade (1) imbecilidade (2) inveja (1) investigação (1) irresponsabilidade (4) irresponsáveis. (1) IVG (1) Jardim (1) jornalismo (1) justiça (3) liberdade (1) loucura (1) luzes da ribalta (1) macaco (1) Madeira (1) Magistrada (1) maternidade (1) meme (1) mensalão (1) mentecaptos ou triste circo (1) MILITARES (1) moralidade (1) moralização (1) mulheres (1) Nacionalismo bacoco (1) negócio (1) Nim (1) nuclear (1) O melhor do mundo são as crianças. (1) obrigado (1) óbvio homicídio (1) OPA (2) opinião (1) ópio do povo (1) órgãos humanos (1) padre (1) paranóia (1) Páscoa (1) paz (1) pensamento (1) perspectivas (1) Portas (1) Portugal Telecom (1) produtividade (1) progresso (1) rapto (1) referendo (3) religião (1) remédio (1) respeito (1) rir (1) sabedoria (2) Salazarismo (1) Saúde (2) seriedade (1) simpatia (1) SNS (1) Sócrates (1) solidariedade (1) SUBSÍDIOS (1) sucesso (2) transparência (1) tratamento (1) Tribunal (1) tributo (1) TV (1) União Europeia (1) USA (1) Vaticano (1) Venezuela (1) verdade (1) vergonha (1) virtual (1) VIVO (1) votar (1) Wi-Fi (1) Zeca Afonso (1)

Followers

O homem do "leme".

Written By Al Berto on sábado, setembro 30, 2006 | sábado, setembro 30, 2006


Caso as legislativas se realizassem hoje o PS venceria com 46 por cento dos votos, um ponto percentual acima do seu resultados nas eleições em Fevereiro de 2005 e 16 pontos acima do PSD, refere o Barómetro Marktest divulgado esta sexta-feira.

Em Fevereiro do ano passado, o Partido Socialista ganhou a maioria absoluta com 45 por cento dos votos, mas o barómetro de Setembro da Marktest para o Diário de Notícias e TSF indica que a vantagem do partido que forma Governo, o PS, para o PSD voltou a aumentar, já que em Julho era de 11 pontos percentuais.

O PS reúne em Setembro 46 por cento das intenções de voto (em Julho obteve 43 por cento) enquanto o PSD desceu agora para os 30 por cento, face aos 32 por cento do mês de Julho.

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, José Sócrates, acompanhou o seu partido na subida de popularidade, obtendo este mês 18 pontos positivos (saldo entre as respostas negativas e positivas), contra os 14 pontos obtidos em Julho, sendo o líder partidário mais popular.
Fonte CM

... e esta hein!!!
sábado, setembro 30, 2006 | 15 comentários | Read More

O Último Papa.

Written By Al Berto on quarta-feira, setembro 27, 2006 | quarta-feira, setembro 27, 2006


O escritor Luís Miguel Rocha, cujo livro ‘O Último Papa’ causou furor na sua apresentação na Feira do Livro de Frankfurt, disse não temer as eventuais reacções que a obra possa vir a causar na Igreja Católica ou nos sectores mais conservadores da instituição.
Nesse processo de apresentação seguiram-se Roma, depois Madrid e Barcelona.
O seu lançamento em Portugal é dia 29 de Setembro.


A sua agente diz temer pela segurança do escritor devido ao conteúdo polémico do livro, no qual Luís Miguel Rocha ‘desvenda’ uma teia conspirativa que leva à morte, assassínio, do Papa João Paulo I.

O livro é também um desafio á tolerância religiosa.

João Paulo I, o ‘Papa do sorriso’ e a quem o livro se refere, teve um dos reinados mais efémeros à frente do Vaticano, apenas 33 dias: de 26 de Agosto a 28 de Setembro de 1978.
Foi também o primeiro Papa, desde Clemente V (que ‘reinou’ entre 1305 e 1314), a recusar a cerimónia formal de coroação.

Um livro a lêr.
quarta-feira, setembro 27, 2006 | 16 comentários | Read More

Para reflectir.

Uma das características que a identificação e mapeamento do genoma humano permitiu saber é que o ser humano, ou seja todos os seis bilhões de habitantes do planeta, dividem 99,9% do seu genoma.
Apesar de somente cerca 0,1% variar de uma pessoa para outra em função da combinação dos genomas dos pais, o curioso é que esse ser humano passa 99% do seu tempo a afirmar que é diferente do seu próximo.

As consequências dessa ignorante teimosia têm sido desastrosas para a humanidade.
quarta-feira, setembro 27, 2006 | 12 comentários | Read More

Elevado grau de corrupção.

Written By Al Berto on terça-feira, setembro 26, 2006 | terça-feira, setembro 26, 2006

O elevado grau de corrupção que cerca o presidente Lula da Silva, o governo e o seu partido colocou a democracia brasileira em risco iminente.
A afirmação é de oficiais generais dos três ramos das Forças Armadas, todos ex-comandantes das suas respectivas Armas, numa nota contundente contra o chefe de Estado, na qual alertam para o perigo da reeleição deste, que vários outros militares de alta patente têm considerado “uma afronta”.

Já se torna evidente que a corrupção não é apenas um ilícito do qual beneficiam pessoas e grupos e sim algo que se transformou em meio de conquista e manutenção do poder” – acusam os militares na nota, publicada no ‘site’ do Clube Militar e assinada pelo almirante José Júlio Pedrosa, general Gilberto Barbosa de Figueiredo e tenente-brigadeiro Ivan Moacyr da Frota. E os militares advertem:

O documento cita vários escândalos de corrupção, incluindo o da tentativa de assessores da campanha de Lula de comprarem ‘provas’ contra candidatos da oposição e o do ‘Mensalão’, que, para os militares, ainda não está esclarecido.

A nação a tudo assistiu aturdida pela desfaçatez de homens públicos e membros do governo. A partir de então, todos os dias são tornados públicos novos escândalos, sempre envolvendo pessoas próximas ao governo, ao presidente ou ao seu partido” – afirmam ainda os comandantes militares, para quem as simples demissões de suspeitos não são uma resposta satisfatória ao país.

**********

Militares... hummm!!!...ai..., ai...ai, ai...ai... eu já nem digo nada!

Fonte Folha Online
terça-feira, setembro 26, 2006 | 13 comentários | Read More

Será para entender?

Written By Al Berto on sábado, setembro 23, 2006 | sábado, setembro 23, 2006

A despesa militar no mundo em 2006 será 15 vezes maior que o destinado à ajuda internacional, alcançando os 834 mil milhões de euros, mais do que no período da «Guerra Fria», segundo um relatório da organização não governamental INTERMON OXFAM.

O documento, tornado público hoje pela Cadena SER, faz ainda referência ao aumento de vendas de armamento em todo o mundo, com os fabricantes a verem os seus
lucros subirem mais de 70% entre os anos 2000 e 2004.

Para a INTERMON OXFAM, são estas armas que estão a alimentar os conflitos que, por sua vez, são a principal causa da fome no mundo. A organização estima que 35% das emergências alimentares ocorridas nos últimos anos são provocadas pelas guerras.
********

Ajuda internacional, fome, armas, conflitos, terrorismo !!!???
Industria de armamento, tráfico de armas !!!???
Há aqui qualquer coisa que eu não percebo...
sábado, setembro 23, 2006 | 20 comentários | Read More

Incredulidade.

Written By Al Berto on sexta-feira, setembro 22, 2006 | sexta-feira, setembro 22, 2006


Jair Krischke

Sabe-se de cada uma... que cada vez mais se fica com a sensação de que se não sabe nada.
Leia mais, e atentamente, aqui.
sexta-feira, setembro 22, 2006 | 9 comentários | Read More

Nada está tão mau que não se consiga piorar!

Quase uma semana depois do escândalo que envolveu o Partido dos Trabalhadores (PT) na compra de um dossier contra José Serra, candidato do Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB) ao governo de São Paulo, o Presidente Lula foi obrigado a demitir o coordenador da sua campanha de reeleição, substituindo o presidente do PT, Ricardo Berzoini, por Marco Aurélio Garcia.

Com esta decisão, Lula parece apostado numa estratégia de contenção, afastando o PT da sua estrutura de campanha e tentando manter o avanço que dispõe nas sondagens sobre o seu adversário nestas presidenciais: Geraldo Alckmin, ex- -governador de São Paulo e candidato apoiado pelo PSDB e pelo Partido da Frente Liberal (PFL).

Com a substituição de Ricardo Berzoini, que chegou à presidência do PT na sequência de um outro escândalo que afastou o deputado José Genuíno, eleva-se a cinco o número de pessoas envolvidas neste dossiergate e que foram obrigadas a deixar a estrutura de reeleição de Lula.

A começar por Freud Godoy, assessor especial do gabinete do Presidente no Palácio do Planalto, e que terá intermediado a compra de um dossier, contendo alegadas denúncias de corrupção contra José Serra. Seguiram-se, depois, Jorge Lorenzetti (ligado à segurança da campanha e conhecido como churrasqueiro presidencial), Oswaldo Bargas (assessor de Ricardo Berzoini) e Expedido Veloso (militante do PT e director do Banco do Brasil).
A que se juntou agora Hamilton Lacerda, assessor de imprensa da campanha do senador Aloísio Mercadante para o governo de São Paulo e que terá ajudado a passar o dossier elaborado contra Serra para a revista IstoÉ.

Situações que ajudam a explicar as razões que levaram Lula a ser entrevistado no programa matinal da Globo - Bom Dia Brasil - e a classificar o dossiergate como algo abominável e imoral. "Mexer com bandidos não dá certo em lugar nenhum do mundo", disse, rejeitando quaisquer responsabilidades nesta matéria: "Se estou à frente das pesquisas [sondagens], qual era o meu interesse em fazer isso?"

Uma intervenção que não ajuda a esbater, no entanto, a única pergunta que continua sem resposta: a quem pertenciam os 1,7 milhões de reais ( 500 mil euros) apreendidos pela polícia no início do escândalo?

Para já o que se sabe é que o dinheiro que se destinava à compra dos documentos que alegadamente envolveriam Serra na compra de ambulâncias para o Estado por um preço superior ao valor de mercado saíram de três bancos: Bradesco, Bank Boston e Safra.

Fonte: DN
sexta-feira, setembro 22, 2006 | 14 comentários | Read More

Fui etiquetado...

Written By Al Berto on terça-feira, setembro 19, 2006 | terça-feira, setembro 19, 2006

Fui etiquetado... e não vai ser por mim que o processo vai ser quebrado.
Por causa de minhas amigas Rose (Poemas & Amores) e Rosa (CarpeDiem), contarei aqui as dez coisas de que mais gosto.
Como elas dizem, essa é uma tarefa bem difícil, mas vamos lá:

1. em tudo usar a máxima "O bom é inimigo do óptimo!";
2. gosto de tudo o que esteja relacionado com tecnologia;
4. estar "globalmente" actualizado;
5. estar próximo da família;
6. um bom dia de pesca;
7. viajar... desde que seja para paragens que o justifiquem;
8. ver as coisas sempre pelo seu lado positivo;
9. contemplar a natureza;
10. manter velhas e novas amizades... verdadeiras.

Vou etiquetar estes outros amigos:

Cogir

Caberá agora aos etiquetados fazer o mesmo ou ficar a rir-se como aquele lá de cima.

NB: Para saber mais é só seguir os links das duas amiguinhas que me etiquetaram.
terça-feira, setembro 19, 2006 | 25 comentários | Read More

Uma verdade... lamentável.

Written By Al Berto on sábado, setembro 16, 2006 | sábado, setembro 16, 2006


A outra face do terrorismo.

sábado, setembro 16, 2006 | 15 comentários | Read More

Lutar contra a corrupção, uma prioridade.

Written By Al Berto on sexta-feira, setembro 15, 2006 | sexta-feira, setembro 15, 2006

Faltam 2 semanas para que ocorram as eleições no Brasil, esse país a que os portugueses estarão sempre ligados por laços de amizade fraternal.

Sendo cidadão da Europa dificilmente se tem uma percepção dos meandros políticos característicos do país, das movimentações políticas e da formação dos próprios políticos.

Este período foi muito enriquecedor em variadíssimos aspectos.
Hoje, com todas as desvantagens (e vantagens) que o distânciamento proporciona, posso dizer que existe uma, ainda que vaga, ideia da política brasileira e, sobretudo, do sentimento do seu povo.

Constata-se que ao nível da blogosfera a esmagadora maioria dos blogues é apoiante declarado de Geraldo Alckmin.
Isto também quer dizer que as pessoas mais atentas, provavelmente mais esclarecidas e lideres de opinião, estão nesse grupo.

Isto permite afirmar por outro lado que do lado de Lula estarão, naturalmente, as pessoas de mais baixo escalão cultural e sócio-económico e, como tal, mais influenciáveis a um discurso politicamente demagógico.

Por outro lado facilmente se pode verificar que sucessivos governos se não preocuparam com a justiça social nem com a alfabetização do seu povo.
O que se verifica hoje é que essa multidão de ignorantes e de esquecidos é campo fértil para a uma boa "safra" de Lula.


Entre os dois lados verifica-se uma radicalização acentuada de posições políticas que, a meu ver, não é benéfica para a democracia brasileira nem para a concertação social de que o país urgentemente necessita para que possa encarar o futuro com objectivos de progresso e paz social.
O diálogo e a crítica desapaixonada de princípios políticos diferentes encontram-se muito limitados constatando-se uma quase impossibilidade de defensores dum quadrante político dialogaram com o outro, uma característica bem diferente do que acontece em Portugal.

Politicamente constatei uma realidade que não conhecia, que é o facto dos políticos brasileiros trocarem de partido "como quem troca de camisa".
Isto é, declaradamente, uma das maiores manifestações de falta de ética que um político pode ter e demonstra o oportunismo com que se está na política.
Como é possível ser-se um político sério se se não é fiel ás próprias convicções. Aqui tudo fica imediatamente claro.


Para os portugueses que, muito bem, revoltadamente se escandalizaram e fizeram cair um ministro porque tentou arranjar lugar para a filha numa Universidade influenciando um colega de governo, a dimensão dos actos corruptivos e da falta de ética no Brasil é sufocante.

Neste período de alguma instabilidade mundial veremos o que os próximos dias nos reservam na certeza porem de que uma eventual vitória de Lula só poderá ser pacífica se o próprio souber dialogar com a oposição no sentido de diminuir as tensões existentes.
Todos os políticos devem por o país acima dos seus próprios interesses.
sexta-feira, setembro 15, 2006 | 23 comentários | Read More

A Vitória de Pirro.

Written By Al Berto on quinta-feira, setembro 14, 2006 | quinta-feira, setembro 14, 2006

No ano de 279-AC, o rei Pirro, de Épiro (na atual Albânia), reuniu os seus oficiais no campo de batalha de Asculum, perto de Roma, para saudar a vitória parcial das suas tropas contra o poderoso exército romano. Diante das enormes perdas de oficiais e soldados, porém, ele constatou que "com mais uma vitória como esta" o seu reino estaria perdido. Daí o termo "vitória de Pirro", que expressa uma conquista em que as perdas do vencedor são tão grandes quanto as do perdedor.

Notícia da Folha OnLine:

"O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, e o governador de Minas, Aécio Neves, candidato à reeleição, estarão juntos de novo hoje em Juiz de Fora, numa dobradinha que promete sobreviver às eleições. Alckmistas apostam numa aliança entre os dois para buscar o controle do PSDB ou ao menos preservar o espaço do ex-governador paulista no partido, caso ele perca as eleições.

Na lógica de tucanos ligados a Alckmin e Aécio, no cenário de hoje, o acordo seria conveniente para os dois. Enquanto Alckmin depende de apoio significativo em Minas agora, ainda na esperança de assegurar um lugar no segundo turno, Aécio terá que atrair uma parcela do PSDB de São Paulo para conquistar o direito de representar o partido nas eleições presidenciais de 2010. Futuramente, Alckmin poderia contar com Aécio numa disputa pela presidência nacional do partido."
...
"Os dois têm trocado afagos, como a enfática defesa que Alckmin fez ao fim da reeleição. Como o fim da reeleição agrada a Aécio, alckmistas atribuem a isso a controversa carta em que FHC insinua que a corrida presidencial está encerrada. O documento seria uma reação de FHC e Serra à idéia de Alckmin e Aécio se unirem para comandar o partido."
...
"Só que, para isso, Alckmin terá que sair das eleições com força pelo menos em São Paulo. Daí, a decisão de investir em São Paulo: além de dar sinais de ânimo na campanha, a idéia é preservar seu patrimônio no Estado. Como toda essa manobra seria uma demonstração de que alckmistas admitem, sim, o risco de derrota, alguns aliados de Alckmin nem gostam de tocar no assunto."

**********

Finalmente se começa a compreender porque o Lula se vem encontrando em posição favorável para ganhar a próxima eleição presidencial brasileira.
Com estas lutas intestinas nunca qualquer candidato poderia ter aspirações a ganhar qualquer disputa eleitoral.

Luta-se mais pela sobrevivência política do que pelo bem estar do país.
Colocam-se interesses particulares á frente do interesse colectivo do povo brasileiro.
Só assim se compreende que se não deixem estas disputas para depois da eleição.

Mostra-se ao povo de que, nos princípios, não há grande diferença entre os contendores, o que é lamentável.

Os meus estimados amigos brasileiros que, na sua boa fé, têm da política uma visão de futuro e de esperança para o Brasil, que me perdoem mas parece-me que, em função destas movimentações, andam simplesmente a ser politicamente usados.
Com políticos destes, volto a referir, o Brasil terá o seu desenvolvimento mais complicado e, como tal, o bem estar do seu povo uma vez mais adiado.



Clique no botão do gravador


Não é novidade nenhuma mas não resisti em partilhar, para quem não conhecer, a boa disposição do conteúdo.

quinta-feira, setembro 14, 2006 | 14 comentários | Read More

Liberdade de expressão em causa?

Written By Al Berto on terça-feira, setembro 12, 2006 | terça-feira, setembro 12, 2006







Há um sujeito no Brasil que, usando o dinheiro que ganhou á custa dos contribuintes, anda numa roda viva a perseguir a blogger Alcinéa Cavalcante devido ás suas opiniões que, pelos vistos, lhe não são favoráveis.
É lamentável que em democracia alguém se julgue acima da lei e que, usando e abusando dos conhecimentos que algum cargo político lhe tenha permitido, se arrogue no direito de tentar manipular judicialmente a liberdade de expressão dos cidadãos.
Esta sua acção já levou a que fossem retirados do ar vários blogues com servidor no Brasil o que é, manifestamente, um caso de censura.

Á Alcinéa deixo a minha solidariedade para com uma luta que é, em ultima instância, uma luta pelas liberdades democráticas.
terça-feira, setembro 12, 2006 | 23 comentários | Read More

The BOBs Awards 2006

A revista Deutsche Welle vai escolher pela segunda vez aqueles que merecem o prémio dos The BOBs – The Best Of the Blogs.

O concurso inclui 13 categorias - weblog, blog multimedia, podcast, Repórteres sem Fronteira (para aqueles comprometidos com a causa da liberdade de expressão) e weblog jornalístico (categoria que se subdivide em nove pontos, para distinguir páginas escritas em cada uma das nove línguas que podem concorrer.

A escolha dos vencedores recai sobre um jurí internacional, de 12 elementos entre os quais estão jornalistas, investigadores da área dos media e especialistas em blogs que vão analisar, entre 24 de Outubro e 20 de Novembro, os nomeados de cada categoria.
O resultado sai no dia 21 de Novembro.

A participação do Estados Gerais no The BOBs – Best Of The Blogs Awards 2006 deu nisto:


O Estados Gerais, obviamente sem qualquer pretenciosismo e por mera participação, concorre na categoria de "Melhor Weblog" e na categoria de "Melhor Weblog em Português".
Aos amigos bloggers que, na sua ajuizada avaliação quer na estética, quer na organização quer no conteúdo julgarem por bem, aqui fica o convite para que dêem a sua contribuição clicando na imagem ou no link do menu e sugerindo este blog, numa iniciativa que também visa projectar a Língua Portuguesa.
terça-feira, setembro 12, 2006 | 17 comentários | Read More

A Paz é possível... - Peace is possible...

Written By Al Berto on domingo, setembro 10, 2006 | domingo, setembro 10, 2006





Sobre a segurança no mundo uma entrevista para lêr e reflectir aqui.
domingo, setembro 10, 2006 | 25 comentários | Read More

Entrevista com Fernando Henrique Cardoso.

Do blogue da Santa fui "transferido" para um outro com uma entrevista do ex-Presidente da República Brasileira Fernando Henrique Cardoso.

Nessa entevista que pode ser lida aqui, entre várias perguntas e respostas a propósito de se a roubalheira brasileira actual era da responsabilidade deste governo ou do anterior (ou anteriores) está esta:

Para o senhor, a roubalheira começou nesse (do Lula) governo?

Ela vem desde Pedro Álvares Cabral. Mas quando você organiza um sistema com a implicação direta de pessoas do governo ou de líderes políticos ligados ao governo, isso é novo. É institucional. Tira o dinheiro do Banco do Brasil, passa para o Banco Rural, daí passa ao partido para apoiar o governo. É diferente da patifaria tradicional. É diferente do caixa dois, que é uma fonte privada.

*************

E eu digo, ela vem desde o Pedro Alvares Cabral a .... que o pariu.
Se não sabe, Portugal é um dos países mais antigos do mundo.
Tornou-se independente em 1143 e qualquer português se sentirá indignado com essa afirmação.
Se vossa excelência, em algum momento da sua vida foi gatuno ou corrupto, ou têm existido gatunos e corruptos no governo brasileiro é uma coisa mas querer estender isso aos portugueses, particularmente aos seus mais ilustres... aí pára.

No tempo de Pedro Alvares Cabral havia honra e palavra que é uma coisa que já não existe na política brasileira há muito tempo e que vossa excelência também provavelmente não conhece.
Querer branquear, e diluir na história, actos desonestos com calúnia é próprio de gente desonesta.

Continuo na minha, com políticos destes, que produzem declarações destas de que nem capacidade têm para avaliar o seu conteúdo , o Brasil "está feito".

Para ele, e para quem pense como ele, fica aqui o relato de uma viagem de um homem que se escreveu com "H" grande:

Páginas portuguesas dizem que a sua nobreza remontaria a um terceiro avô, Álvaro Gil Cabral, alcaide-mor do Castelo da Guarda sob os reis D. Fernando (1367-1383) e D. João I (1385-1433), da dinastia de Avis.

Teria recebido por mercê as alcaidarias dos castelos da Guarda e Belmonte, com transmissão à descendência. Eram terras fronteiras da Espanha, de pastorícia, origem dos símbolos das cabras passantes do escudo de armas da família Cabral.

Aos 11 anos de idade mudou-se para o Seixal (onde ainda hoje existe a Quinta do Cabral), estudando em Lisboa: literatura, história, ciência como, por exemplo, cosmografia, aptidões marinheiras, além de artes militares.
Na corte de D. João II (1481-1495), onde entrou como moço fidalgo, aperfeiçoou-se em cosmografia e marinharia.

Com a subida ao trono de D. Manuel I (1495-1521) foi agraciado com o foro de fidalgo do Conselho do Rei, o hábito de cavaleiro da Ordem de Cristo e uma tença, pensão em dinheiro anual.
Casou-se com D. Isabel de Castro, sobrinha de Afonso de Albuquerque, aumentando sua fortuna - pois a de seu pai devia dividir com os dez irmãos.

A viagem de 1500

Em 1499, D. Manuel o nomeou capitão-mor da primeira armada que se dirigiria à Índia após o retorno de Vasco da Gama. Teria então cerca de 33 anos.

Foi a mais bem equipada do século XV, integrada por dez naus e três caravelas, transportando de 1.200 a 1.500 homens, entre funcionários, soldados e religiosos. Deveria desempenhar funções diplomáticas e comerciais junto ao Samorim, reerguendo a imagem de Portugal, instalando um entreposto comercial ou feitoria e retornar com grande quantidade de mercadorias.

Integrada por navegadores experientes, como Bartolomeu Dias e Nicolau Coelho, a armada partiu de Lisboa a 9 de março de 1500.

A 22 de abril, após 43 dias de viagem e tendo-se afastado da costa africana, avistou o Monte Pascoal no litoral sul da Bahia. No dia seguinte, houve o contato inicial com os nativos.
A 24 de abril, seguiu ao longo do litoral para o norte em busca de abrigo, fundeando na atual baía de Santa Cruz Cabrália, nos arredores de Porto Seguro, onde permaneceu até 2 de maio, a chamada "Semana de Cabrália".

Cabral tomou posse, em nome da Coroa portuguesa, da nova terra, a qual denominou de Terra de Vera Cruz, e enviou uma das embarcações menores com as notícias, inclusive a famosa carta de Caminha, de volta ao reino. Retomou então a rota de Vasco da Gama rumo às Índias.
Ao cruzar o cabo da Boa Esperança, quatro de seus navios se perderam, entre os quais, ironicamente, o de Bartolomeu Dias, navegador que o descobrira em 1488.

Chegaram a Calicute a 13 de setembro, depois de escalas no litoral africano.
Cabral assinou o primeiro acordo comercial entre Portugal e um potentado na Índia.
A feitoria foi instalada mas durou pouco: atacada pelos muçulmanos em 16 de dezembro, nela pereceram cerca de 30 portugueses, entre os quais o escrivão Pero Vaz de Caminha.

Depois de bombardear Calicute e apresar barcos árabes, Cabral seguiu para Cochim e Cananor, onde carregou as naus com especiarias e produtos locais e retornou à Europa.

Chegou em Lisboa a 23 de junho de 1501.
Foi aclamado como herói, não obstante o facto de, das 13 embarcações, terem regressado apenas seis.
domingo, setembro 10, 2006 | 16 comentários | Read More

Tears In Heaven.

Written By Al Berto on sexta-feira, setembro 08, 2006 | sexta-feira, setembro 08, 2006


"Tears in heaven" é uma balada escrita e executada por Eric Clapton sobre a dor que ele sentia pela morte do filho de 4 anos ocorrida em 1991.
Conor, era o seu nome, caiu de uma janela do apartamento no 53º andar do condomínio onde estava com a mãe;
Clapton estava na ocasião num hotel perto.
Todas as peritagens indicaram que a morte pareceu ter sido simplesmente um acidente trágico.
Eric Clapton passou os meses seguintes á tragédia completamente louco.

Co-escrita por Eric Clapton e Will Jennings, a canção entrou na banda sonora do filme Rush, e ganhou um Grammy para Canção do Ano em 1993.
Também foi incluída no Grammy que ele recebeu pelo seu super-premiado álbum, Unplugged.

É a única canção de Eric Clapton na lista Rolling Stone's das "500 Greatest Songs of All Time".
sexta-feira, setembro 08, 2006 | 14 comentários | Read More

Porque só há uma Terra.

As actividades sociais e económicas mais poluentes poderão vir a ser penalizadas financeiramente por esse facto.

A chamada Taxa de Carbono incidirá sobre as actividades sociais e económicas que emitem mais dióxido de carbono, onerando-as, no sentido de estimular as boas práticas.
A medida contribuirá para o reforço financeiro do Fundo Português de Carbono, complementando as transferências do Orçamento de Estado.

A taxa existe através da reforma do Imposto Automóvel, no qual uma percentagem incide nas emissões de [dióxido de carbono] CO2.
Também está em marcha uma nova taxa sobre lâmpadas ineficientes, estando em estudo a equiparação do custo do gasóleo de aquecimento ao gasóleo rodoviário.

Ao abrigo deste protocolo, Portugal não pode ultrapassar em mais de 27% as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no período 2008-2012, tomando como referência o ano de 1990, em que se produziram 60 milhões de toneladas de emissões.

Além da aquisição de direitos de emissão em fundos mundiais próprios previstos no comércio de emissões entre países signatários do documento, Portugal poderá recorrer ao mecanismo de desenvolvimento limpo (investindo em projectos de energias renováveis nos países em vias de desenvolvimento) ou à implementação conjunta (cooperação entre países desenvolvidos).

Torna-se urgente desenvolver alternativas ao petróleo que contribuam para a diminuição da emissão para a atmosfera de gases com efeito estufa.
Nos transportes devem ser criadas alternativas energéticas menos poluentes.
Por outro lado o ocidente não pode continuar dependente do petróleo proveniente, em grande parte, de zonas de conflito e/ou instáveis politicamente.




Vêr mais aqui

Começe já hoje a fazer alguma coisa...
por si e pelos seus filhos.
sexta-feira, setembro 08, 2006 | 20 comentários | Read More

Dupla portuguesa descobre «molécula destruidora».

Written By Al Berto on quinta-feira, setembro 07, 2006 | quinta-feira, setembro 07, 2006

Cecília Arraiano e Maria Arménia Carrondo, duas cientistas portugueses, descobriram como funciona uma enzima que destrói moléculas responsáveis pelo metabolismo celular, numa descoberta que será publicada na próxima edição da revista Nature.
A conquista científica permitirá novas aplicações da genética à medicina.

Pela primeira vez, cientistas conseguiram tirar o retrato a três dimensões da enzima ribonuclease II (RNASE II), a «molécula destruidora», cujo funcionamento permanecia desconhecido até agora.

A «molécula destruidora» foi descoberta em Oeiras por uma equipa que inclui investigadores do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, em Oeiras.
A conquista científica, que custou 125 mil euros, demorou cerca de três anos.

A investigação portuguesa em geral, e estas investigadoras em particular, estão de parabéns.

Agora vamos lá a ver se a exemplo dos homens que após o Mundial de futebol, para além de forte "maquia", receberam medalhas por andar aos chutos a uma bola, também estas "estrelas" têm direito a alguma coisa.

É que os princípios andam todos subvertidos e a sociedade nem dá por isso.

quinta-feira, setembro 07, 2006 | 12 comentários | Read More

7 de Setembro de 1822.

"Viva a independência e a separação do Brasil.
Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil.
Independência ou morte!"
- Pedro I

quinta-feira, setembro 07, 2006 | 5 comentários | Read More

Registro histórico.

Written By Al Berto on quarta-feira, setembro 06, 2006 | quarta-feira, setembro 06, 2006

A mais famosa fotografia de guerra faz hoje 70 anos.

Foi no dia 5 de Setembro de 1936 que Robert Capa, um fotógrafo húngaro, de nome verdadeiro Andre Friedman, conseguiu no planalto próximo de Cerro Muriano, arredores de Córdoba, fazer a fotografia do miliciano republicano Federico Borrell García a cair morto por uma bala franquista.

Capa, em dois meses percorre toda a península ibérica.
Serve-se da sua Laica como se de uma arma se tratasse para lutar contra o fascismo.
Segue na sua companhia a jovem fotógrafa alemã Gerda Taro que morrerá na frente de combate em Julho de 1937.

O seu pequeno estúdio deu origem ao império fotográfico que dá pelo nome de
MAGNUM.

Na crueza das fotografias de Capa está sempre impressa a sua indominável luta contra a tirania e a violência em prol da República e da Liberdade.

Foto: UC.PT
quarta-feira, setembro 06, 2006 | 18 comentários | Read More

A hipocrisia não tem limite.

Written By Al Berto on segunda-feira, setembro 04, 2006 | segunda-feira, setembro 04, 2006

Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do Partido Comunista deixou clara, no seu discurso de encerramento da Festa do Avante, a oposição do seu partido à participação portuguesa na força das Nações Unidas para o sul do Líbano.

Disse ele:
- ... "Reafirmamos hoje aqui que a nossa posição, consentânea com a real defesa da paz da resolução pacífica dos conflitos do Médio Oriente, é a oposição à participação de Portugal numa força multinacional no Líbano, que pode ser tudo menos de manutenção de paz.
Exigimos uma inversão na política externa portuguesa, uma inversão que termine com a subserviência ás potências estrangeiras..."

*********

Um sujeito, cujo partido sempre foi conhecido na Europa por ser o mais subserviente do comunismo soviético, afirmar que Portugal é subserviente de potências estrangeiras só pode ser por graça ou por ser um desenvergonhado.

Também ele esteve na tentativa de golpe comunista em Portugal para o tornar satélite de Moscovo.
Aí ele não foi, objectivamente, subserviente?
Que autoridade moral têm estes sujeitos para falar em subserviências?

Hoje, falidas as suas ideias com o exemplo soviético, acusa Portugal de subserviência porque este concordou em participar numa missão de paz no Líbano a pedido das Nações Unidas.
Participação essa que, por sinal, é uma companhia de engenharia para reconstrução de infra-estruturas.

Mas os festivaleiros lá "bateram palmas com as orelhas" convencidos de que ele disse grande coisa.
Não há pachorra para aturar estes tipos e o seu irrealista fanatismo ideológico.
segunda-feira, setembro 04, 2006 | 19 comentários | Read More

Alguém me sabe dizer de que país é esta bandeira?

Written By Al Berto on sábado, setembro 02, 2006 | sábado, setembro 02, 2006

Encontrei esta bandeira num blog venezuelano e um texto donde extraí estes parágrafos:

...que convocaría un referendo en el 2010 para reelegirse por tercera vez consecutiva..."De obtener mayoría el Sí el mandatario adelantó que "habría que modificar la Constitución, con la aprobación del pueblo para que la reelección en Venezuela sea indefinida. ¡Hasta que el pueblo diga cuándo debe terminar el mandato de un presidente!"...

... "Espera que los candidatos que aseguran respetar la democracia lo demuestren, aunque advirtió a sus seguidores que no pueden confiarse porque "no son sino lacayos del imperialismo norteamericano. Si alguno no lo es demuéstrelo y súmese a la revolución.
Porque aquí no hay sino 2 candidatos: Hugo Chávez y George "Míster Diablo" Bush".


"Los patriotas vengan conmigo. Escojan si queremos ser independientes o una colonia norteamericana", insistió y denunció que sus adversarios preparan un golpe de Estado y les advirtió que tendrán "su 13 de abril", en referencia a los hechos de 2002."...

En ese sentido calificó de "ridículos y vergonzosos" los discursos de los candidatos opositores, porque a diferencia de ellos "nosotros sí sabemos para dónde vamos".
A "Míster Diablo", como aseguró que llamará ahora al presidente de Estados Unidos, le dijo: "Usted lo que tiene aquí es puro bate partío".


O curioso é que tudo isto foi tentado em Portugal pelo Partido Comunista Português com vista á sua perpectuação no poder no pós 25 de Abril de 1974.
Entretanto com a queda do regime soviético pode o mundo aperceber-se das consequências do que ele significa, na prática, para o povo.
Também em Portugal eles falavam nas "massas populares e nos trabalhadores"... mas há 30 anos que andam, em média, á volta dos 8% em eleições democráticas.

Estive na primeira linha contra o golpe de estado em preparação.
Portugal esteve á beira duma verdadeira guerra-civil.
Já havia medo no ar, exactamente como no tempo da ditadura fascista.
A coacção psicológica e a ameaça velada pairavam no ar.
A táctica também era denegrir a oposição aproveitando todos os meios disponíveis.
A ameaça de golpes contra-revolucionários para amanhã e o imperialismo americano sempre presente.

Esta gente tem a mesma linha de raciocínio:
- "Quem não é por nós é contra nós", célebre máxima do ditador fascista Salazar.

Não contavam, estes inimigos da democracia, que neste país houvesse um Partido Socialista, um homem que dá pelo nome de Mário Soares...

... e um povo amante da liberdade.

Ao sujeito lá de cima dou-lhe razão numa coisa, nunca o mundo teve o azar, como agora, do governo dos EUA ter um presidente tão estúpido como o actual... só faz borrada em cima de borrada.
sábado, setembro 02, 2006 | 41 comentários | Read More

Ó deuses... iluminai-os!

Ò desacreditados políticos brasileiros,
Carregados de erros e contradições,
Encarem de frente o vosso povo
Apresentem-lhe verdadeiras soluções.

Regenerem-se, consultem a consciência,
Expulsem os 'vendilhões do templo'.
O tempo urge, a história julga,
O Mundo assiste... á espera do exemplo!

... e a democracia exige-o!
sábado, setembro 02, 2006 | 12 comentários | Read More