=====================

 

Ideias para Blogger

Cimeira entre UE e o Brasil

Written By Al Berto on terça-feira, abril 17, 2007 | terça-feira, abril 17, 2007


Durante a presidência rotativa da União Europeia (UE), no segundo semestre deste ano, Portugal vai propor a realização de uma cimeira entre o bloco europeu e o Brasil.

A concretizar-se esta cimeira será uma oportunidade para aproximar os dois lados do atlântico de forma a promover o desenvolvimento recíproco, que sirva como alternativa de progresso a acordos bilaterais completamente contranaturos como é o caso do recente acordo do petróleo entre Venezuela e Irão, países e sociedades, usos e costumes, que nada têm a vêr um com o outro.

Será também um momento para o Brasil se libertar do "colete de forças" a que está sujeito pelos USA que, ao longo de todos estes anos, somente pensaram no seu interesse descurando uma reciprocidade económica correcta.

Num mundo actual, cheio de convulsões económicas, políticas e sociais, esta aproximação tem tudo para dar certo.

Se também fôr concretizada a cimeira entre a União Europeia e África, condicionada devido á política levada a cabo por Robert Mugabe presidente do Zimbabwe, Portugal não terá mais do que cumprido a sua vocação histórica de unir os povos e o seu destino universal.

Fonte:
Sol

14 comentários:

João Carlos Carranca disse...

Quando é que será que Portugal olha para África com olhos de ver, sem paternalismos mas com a ceteza que pode 'ganhar' muito com isso.
Mas a verdade é que eu não falo política

Abraços

Al Berto disse...

Viva Carlos:

"Mas a verdade é que eu não falo política."

... eh!eh!eh!

Abraço,

Ricardo Rayol disse...

Mostardinha, tomara que esta relação entre nossos páises se estreite cada vez mais e que eu possa ir aí pagar as geladas que te devo .

Al Berto disse...

Viva Ricardo:

Boa... gostei dessa... por cá estamos a ir para aquela época do ano em que, acompanhadas duns camarões, são explêndidas.

Abraço,

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Amei a janelinha que disponibiliza as fotos... Posso copiar???

Quanto a cimeira...

Há coisas que não se pode perder da noite para o dia e uma das que precisa desaparecer com urgência é a que o Brasil insiste em levar adiante, que é essa necessidade de se fazer passar por coitadinho necessitado. Bastava darmos uma olhadinha ao redor e a auto estima subiria às alturas e o dito "patrão" do outro lado da linha imaginária, desceria das tamacas rapidinho, mas ao invés disso, forecemos gratuitamnte o que temos de melhor. Sempre!!!

Que tais acordos para além de bi laterais, venham para enriquecer e não para empobrecer...

Boa semana!!!
Beijo,
Cris

Al Berto disse...

Olá Cris:

É como dizes.

Sobre a janelinha das fotos faz duplo clique nela e segue para o endereço onde te deves registar.
Depois é só seguir as instruções.
Um beijinho,

Carla disse...

Passei para ver as novidades... Desculpa-me o facto de não te comentar como devia. Abate-se sobre o corpo e a alma o cansaço esta semana .A falta de tempo também nao ajuda, no entanto tento sempre visitar os amigos da blogosfera que me acarinham e visitam. Beijinhos

Angela disse...

Penso que de facto este é um dos papéis que Portugal pode desempenhar no seio da comunidade europeia.
Penso que seria proveitoso para ambos os lados.

Quanta à África, continua e continuará a ser complicado uma vez que, a meu ver, este é o continente mais escravo das ganâncias humanas.

Um grande beijinho para ti José Alberto.

veritas disse...

Gostei desta oportuna evocação de uma das obras de culto da nossa literatura, da nossa história...Lusíadas.

Bjs. Boa semana.

Moura ao Luar disse...

Acho muito positivo que isso aconteça, acima de tudo se for com o objectivo de ambas as partes sairem a ganhar, e não apenas uma, que no caso saberíamos quem seria :-)

Unknown disse...

Mostardinha, passa lá no Cor da Letra que tem uma tarefa para você.

tunico disse...

José Alberto,

Tomara que essa iniciativa de Portugal promova realmente uma aproximação. A Europa (exceto Portugal e Itália)ainda nos enxerga como um fornecedor de matérias primas e prefere investir na China e nos demais países emergentes da Ásia.Nos enxerga como o país carnavalesco e do turismo sexual(culpa da visão estreita de nossos governantes).É a mentalidade colonizadora arraigada.Você sabe muito bem que o brasileiro é um povo resultante da mistura do português com o índio e o negro oriundo da África e que tem também forte influência italiana principalmente na região que vai de São Paulo para o Sul.

CAntonio disse...

Caro Alberto,

A porta de entrada, para o Brasil, na Europa sempre foi Portugal.

Muitos políticos passaram e uma real integração sempre ficou no papel.

Com o metalúrgico no comando e Marco Aurélio Garcia dando as cartas nas Relações exteriores, sinceramente, eu não posso esperar nada mais do que palavras jogadas no ventilador.

Uma pena. O presidente cá, não entende nada de Cimeiras, entende muito mais de Ciumeiras.

Abraços,

CAntonio disse...

Em Tempo:

Junto com a gelada do Rayol, gostaria que fôsse acompanhada de um legítimo bolinho de bacalhau e presunto - daqueles feitos artezanalmente -.

Isso é querer muito da vida?

Abraços