=====================

 

Ideias para Blogger

Mais rápido do que a velocidade da Luz.

Written By Al Berto on terça-feira, janeiro 09, 2007 | terça-feira, janeiro 09, 2007


Enquanto não há matéria de facto que permita "malhar" numa qualquer, e habitual anormalidade política, apreciemos o que a chamada "sociedade civil" faz de melhor.

O universo terá sido formado através do famoso "Big Bang".
Há já algumas teses que se mostram bastante interessantes.
No entanto há muito que me interrogo, e procuro informar, sobre o que existia antes desse famoso "Big Bang".

Numa destas pesquisas "tropecei" naquilo que pode ser considerado um repto à Teoria da Relatividade de Einstein.
Que heresia!!!! Dirão alguns.
Mas a ciência caminha e evolui assim.
Antigos paradigmas caem para dar lugar aos Novos Paradigmas, teorias são corrigidas, expandidas ou: seguem directo para o lixo da Ciência.

“( ...) Um trabalho que pode modificar as Teorias de Einstein”. The Guardian.
“Divertido ( ... ) Denuncia o Classicismo, o Sexismo, a Xenofobia da Torre De Marfim da Elite britânica” . Time Out- N Y

Quem é o responsável por estas apreciações?
Pois, pois, é um portuguesinho de 35 anos que atende pelo nome de João Magueijo e cuja profissão é a Física Teórica e a grande paixão: a Cosmologia.


João Magueijo tem no seu cerne o necessário, o imprescindível para enfrentar a tarefa hercúlea que se propôs, é genial e confia em si mesmo e na sua capacidade e conhecimentos para expor a sua ideia revolucionária, que está rompendo com sucesso nos meios científicos.

Admirador de Einstein , Magueijo não pretende “puxar as orelhas” do grande cientista e sim fazer avançar a Ciência para um patamar mais elevado, com a sua colaboração, dirimindo dúvidas , problemas e soluções mal resolvidas que encontrou em Einstein e para as quais julga possuir respostas mais cabais.
É preciso ter cacife , coragem e muita confiança em si mesmo para se ter a audácia suficiente de encarnar o papel do cientista solitário, que discorda daquilo que já está estabelecido, lançando o seu desafio á apreciação dos cientistas “seniores” da elite britânica, pertencentes ao que se convencionou chamar de: “Torre De Marfim” académica.

Magueijo tem uma forma muito própria de estar, diz ele:
“Tenho pouca paciência com cientistas que pegam uma tábua, procuram a parte mais fina e fazem um grande número de furos, porque a tarefa assim fica mais fácil.”

Qual é a proposta de João Magueijo?
A VSL ( variable speed of light – velocidade variável da luz) que ele, bem-humoradamente conta que alguém sugeriu que as iniciais queriam dizer –very silly - (disparate).

Aliás, vários “Alguéns” tentaram dissuadi-lo de lançar a sua ideia consensuando que se ela fracassasse cortaria, no cerne, a sua brilhante carreira, ele não se deveria expor tanto defendendo aquela tolice.

Mas a “ tolice” agora, está incomodando e muito o mundo científico!

Magueijo adverte:
“A Ciência é assim. Qualquer nova ideia é lixo até ter sobrevivido a esse interrogatório feroz. Afinal, eu tinha sido levado a esta nova ideia precisamente por ter questionado a validade da teoria da inflação.”

João Magueijo diz gostar de pensar o universo como se ele fosse um organismo... como algo que está vivo. A mim só me resta dizer... espectacular.

A sua proposta sobre a VSL é esta:
“A velocidade da luz teria sido muito maior quando o universo era ainda jovem e impensavelmente quente. Hoje, 14 bilhões de anos depois, em nosso universo frio, essa constante tem ainda um valor estonteante: cerca de 300 mil Kms por segundo para a Luz que se propaga no vácuo”.

A ideia considerada “herética”, reconhecida assim também pelo próprio “herege”, logo de saída propõe a explicação de problemas e questões mal resolvidas sobre a evolução do universo, dentre outros poréns.

Numa sua análise afirma:
“Se observarmos uma galáxia situada a um bilhão de anos luz de distância, estaremos a vê-la como era há um bilhão de anos.
O que vemos são sombras do passado que talvez já nem existem mais – nunca saberemos”.
Isto quer dizer que os cosmólogos têm uma vantagem em relação aos arqueólogos: temos acesso directo ao passado do universo.....”.


João Magueijo, como disse tem 35 anos, é professor de Física Teórica no “Imperial College” - Londres.
Foi pesquisador (3 anos) da Royal Society, cientista convidado das Universidades da Califórnia, Berkeley e Princeton.
É Doutor em Física Teórica pela Universidade de Cambridge.


Não há duvida de que numa época em que há alunos que, praticamente, terminam o ensino médio sem saber fazer contas, é de admirar que um país tão pequeno como Portugal produza um "produto" científico deste calibre.
Como se vê nem tudo vai mal na Pátria de Camões... como muito boa gente pretende fazer crer.

Com estas minhas pesquizas quero ver se consigo confirmar se realmente o Adão foi feito do pó da terra e se a Eva de uma costela de Adão.
Por outro lado, se foi feito do pó da terra porque não foi usado o pó (da terra ???) de... Marte por exemplo?

3 comentários:

Guilherme Roesler disse...

Mostardinha,

o fato é que a ciencia evolui a cada minuto.

Quantos cientistas com ideias modernas foram dissuadidos a não publicar sua teoria?

Aposto que muitos.

A ciencia ainda tem necessidade de Galileus.

Este é um dele.

Abraços, Guilheme

António Silva disse...

ah,ah, "feito do pó da terra!, gostei dessa.

Anónimo disse...

Precisamos destes portugueses!!

Bjs. Boa semana.