=====================

 

Ideias para Blogger

Lutar contra a corrupção, uma prioridade.

Written By Al Berto on sexta-feira, setembro 15, 2006 | sexta-feira, setembro 15, 2006

Faltam 2 semanas para que ocorram as eleições no Brasil, esse país a que os portugueses estarão sempre ligados por laços de amizade fraternal.

Sendo cidadão da Europa dificilmente se tem uma percepção dos meandros políticos característicos do país, das movimentações políticas e da formação dos próprios políticos.

Este período foi muito enriquecedor em variadíssimos aspectos.
Hoje, com todas as desvantagens (e vantagens) que o distânciamento proporciona, posso dizer que existe uma, ainda que vaga, ideia da política brasileira e, sobretudo, do sentimento do seu povo.

Constata-se que ao nível da blogosfera a esmagadora maioria dos blogues é apoiante declarado de Geraldo Alckmin.
Isto também quer dizer que as pessoas mais atentas, provavelmente mais esclarecidas e lideres de opinião, estão nesse grupo.

Isto permite afirmar por outro lado que do lado de Lula estarão, naturalmente, as pessoas de mais baixo escalão cultural e sócio-económico e, como tal, mais influenciáveis a um discurso politicamente demagógico.

Por outro lado facilmente se pode verificar que sucessivos governos se não preocuparam com a justiça social nem com a alfabetização do seu povo.
O que se verifica hoje é que essa multidão de ignorantes e de esquecidos é campo fértil para a uma boa "safra" de Lula.


Entre os dois lados verifica-se uma radicalização acentuada de posições políticas que, a meu ver, não é benéfica para a democracia brasileira nem para a concertação social de que o país urgentemente necessita para que possa encarar o futuro com objectivos de progresso e paz social.
O diálogo e a crítica desapaixonada de princípios políticos diferentes encontram-se muito limitados constatando-se uma quase impossibilidade de defensores dum quadrante político dialogaram com o outro, uma característica bem diferente do que acontece em Portugal.

Politicamente constatei uma realidade que não conhecia, que é o facto dos políticos brasileiros trocarem de partido "como quem troca de camisa".
Isto é, declaradamente, uma das maiores manifestações de falta de ética que um político pode ter e demonstra o oportunismo com que se está na política.
Como é possível ser-se um político sério se se não é fiel ás próprias convicções. Aqui tudo fica imediatamente claro.


Para os portugueses que, muito bem, revoltadamente se escandalizaram e fizeram cair um ministro porque tentou arranjar lugar para a filha numa Universidade influenciando um colega de governo, a dimensão dos actos corruptivos e da falta de ética no Brasil é sufocante.

Neste período de alguma instabilidade mundial veremos o que os próximos dias nos reservam na certeza porem de que uma eventual vitória de Lula só poderá ser pacífica se o próprio souber dialogar com a oposição no sentido de diminuir as tensões existentes.
Todos os políticos devem por o país acima dos seus próprios interesses.

23 comentários:

Anónimo disse...

Caro José,
Cheguei aqui através do blog da Papoila e devo dizer-lhe que estou a gostar imenso deste seu espaço.
Voltarei mais vezes com certeza.
Um abraço amigo da Daniela

CAntonio disse...

Caro Alberto,


Imagine o que aconteceria se o filho do primeiro ministro português recebesse um "mimo" de 5 milhões de dólares da Portugal Telecom?

Pois é aqui em Terras de Santa Cruz isso é café pequeno.

A corrupção é endemica.

SDS

veritas disse...

Olá José Alberto:

Graças à leitura do seu blogue fiquei mais a par do que se está a passar no Brasil. Acho que todos lhe devem agradecer o empenho com que prestou informações e com que tocou em pontos fulcrais. Penso que neste momento tudo se resume precisamente ao que disse:"Todos os políticos devem por o país acima dos seus próprios interesses." Tenha um bom fim de semana.

Bjs.

Guilherme Roesler disse...

Mostardinha, esse post está ótimo! Voce é um portugues que está mais por dentro da politica brasileira do que muitos brasileiros que conheço. Abração, Guilherme

João Carlos Carranca disse...

Vejo que és um lutador contra a corupção. Estou contigo sempre neste campo.
Infelizmente, JAMostardinha, tens de concordar que não é só no chamado 3º mundo que ela existe. Infelizamente, digo eu.

Anónimo disse...

Sua constatação está corretíssima José. É isso, a maioria esmagadora dos blogueiros são eleitores de Alckmin e isto está refletido nas pesquisas, onde nas classes mais privilegiadas Alckmin está na frente. Escrevi outro dia no blog que a chamada teria da pedra no lago, apregoada na imprensa, dessa vez não funcionou.

Aguardo sua visita

Patrick Gleber

Anónimo disse...

Mostardinha,

O uso de computadores aqui no Brasil é considerado muito baixo em relação ao montante da população, e o acesso à internet é menor ainda, e em geral os que fazem uso habitual da rede fazem parte das camadas sociais mais abastadas. A internet é, portanto, um parâmetro bastante duvidoso para o fim que você deseja. Eu já te escrevi uma vez que em meu blog você encontra links para outros blogs à favor do governo Lula.

Por outro lado, a maioria dos eleitores que dão 50% das intenções de voto ao Lula são, de fato, das classes pobres, e as pesquisas dão essa informação, mas também informam que o presidente tem votos de eleitores da classe média. Semana passada, o Lula ultrapassou o Alckmin entre os eleitores que recebem 5 a 10 salários mínimos, para nesta semana informar o contrário. Consideremos que, em geral, as classes mais abastadas são as mais instruidas. Assim, os eleitores teoricamente mais informados são também os mais volúveis? Mesmo porque a informação tem níveis de qualidade, a julgar pelo que publicam e o que deixam de publicar neste país.

Carla disse...

De passagem e a correr para te desejar um bom fim de semana
beijinhos

Ricardo Rayol disse...

A verdade é que isso aqui é uma zona

Anónimo disse...

Precisa ver uns vídeos de propaganda política, nos horários eleitorais gtatuitos. Vá ao Youtube, seção comédia e digite "horário eleitoral"...

Anónimo disse...

Continuo a admirar-me com o que Mostardinha pensa da politica. Sobre o Brasil e sobre Portugal. Imagino-o votante de Paulo Portas ou Manuel Monteiro ou fiel seguidor de Mon Escriva de Balaguer esse santo em vida, esse expoente do franquismo de sacristia...beato, credulo e sobretudo reaccionário. Não me admiro que o Alckmin tenha aqui muitos seguidores. O Brasil é um pais de contrastes e o acesso à internet é muito selectivo.
E à distancia...todos os gatos são pardos.

o alquimista disse...

Olá meu caro amigo, retive o seu texto vomo informaçãp indirecta, ppoisnaõ estou pod dentro das noticias do Brasil, no entanto sempre lhe direi que os politicos são todos macacos da mesma cor, ou seja mudam-sa sempre que vira o vento...

Abraço

Saramar disse...

Querido amigo, boa tarde.

Confesso que fiquei invejosa lendo esse relato sobre o ministro que caiu. Se tal coisa acontecesse no país, ficaríamos sem governo porque os três poderes estão envolvidos até o pescoço em atos imorais deste tipo.
Mas, aqui no Brasil, os malfeitores são estrelas enquanto os cidadãos honestos amargam a dura vida.
Obrigada por seus posts sempre esclarecedores.

beijos e bom final de semana.

Saramar disse...

Meu amigo, obrigada por seu comentário lúcido e corretíssimo.
É claro que, como democrata, concordo com a convivência e o livre debate entre todos os grupos políticos.
O grande problema do PT aqui no Brasil é que este partido é avesso à divergência de idéias, como o são os esquerdistas de maneira geral, por considerarem sua ideologia como a única aceitável no mundo.
Então, pergunto: como conviver com aqueles que querem implantar o pensamento único no país e na América Latina?
De qualquer forma, estou pensando em colocar seu comentário dentro do post, porque ele enriquece o debate.
Espero ver os cidadãos do meu país atingirem tal estágio de compreensão democrática e de livre-pensar.
Obrigada.
Beijos

Kalinka disse...

Olá J.A.Mostardinha

Política não é o meu forte para comentar, mas mesmo assim tenho a minha opinião muito suave...
Isso que fala sobre os políticos brasileiros trocarem de partido "como quem troca de camisa"...é uma situação pouco séria para alguém ter alguma credibilidade neles.
tal como escreve:Como é possível ser-se um político sério se se não é fiel ás próprias convicções.

Concordo a 1000% consigo:Todos os políticos devem por o país acima dos seus próprios interesses.

Votos de bom fim de semana.
Beijos cheios de ternura.

Paulo disse...

A luta contra a corrupção é, de facto, uma prioridade. Ninguém duvida...
Pena é o "polvo" tivesse crescido tanto...ao ponto de ser ele a "autoridade" para fabricar ministros e presidentes.
Não é uma luta facil mesmo com o empenho simultâneo de todos os cidadãos do mundo...
Mas vale sempre a pena lutar...se a alma não é pequena....

Gostei muito deste seu blogue...econtrado casualmente..
Abraço
Paulo
Portugal

Arauto da Ria disse...

Caro Mostardinha:
Parece que só no Brasil é que há corruptos na politica, e que mudam de Partido como quem muda de camisa. Você não olha á sua volta, ainda quer mais casos desses no nosso Paìs? Vamos ser honestos e dizer que comparando as dimensões dos Pa´ses e a sua população, nós estamos muito á frente e não somos exemplo para ninguem.
Os Brasileiros são na generalidade, mais cultos e esclarecidos do que nós e digo-o com conhecimento de causa pois já tenho de estadias no Brasil mais de um ano. Mesmo as classes mais desfavorecidas dos dois países, a deles é mais esclarecida que a nossa.È um Povo adulto.
Eles saberão escolher o seu rumo.

Al Berto disse...

Viva Arauto:

Meu caro amigo, "quem fala assim não é gago"... é a sua opinião.

Dou-lhe razão na parte em que diz que é um povo adulto e que saberá escolher o seu futuro... esse é um direito inalienável dos povos independentes.

Um abraço,

Anónimo disse...

No Brasil partido político não tem a conotação que tem aí.Aqui não há fidelidade partidária e portanto mudar de partido não é necessariamente mal carater mas próprio do sistema.A luta pela alfabetização do povo brasileiro há muito é prioridade e vem trazendo resultados mas temos 190 milhões de habitantes e grande dificuldade na zona rural por conta das distâncias.No Brasil temos corrupção mas a luta é grande para erradicá-la por ser ela setorial.O mais importante é que o brasileiro não se atreve a falar de outros países e outros povos ao nivel que vc fala.Talvez esteja aí a nossa maior diferença.Respeito e não intervenção.Como disse Nelson Rodrigues, o nosso maior defeito é o complexo de vira - latas.Fomos tratados como resto de Portugal e quintal do mundo durante tanto tempo que duvidamos de nós mesmos.Mas não discriminamos os estrangeiros que aqui vem o que não acontece na Europa com o brasileiro especialemente em Portugal.Por aqui dizem que não sabemos produzir porque criou-se uma mentalidade lusitana de exploração sem deixar resultados positivos e que se fossemos colonizados pela Holanda ( Maurício de Nassau deixou mais coisas em 20 anos que Portugal em 300)estaríamos melhores.É tudo ponto de vista que pode ser um ou outro.Dependende de que lado vc está.Esse comentário de um português está ótimo.Leia-o.

Al Berto disse...

Viva Arauto:

Para não correr o risco de ser mal interpretado por alguns ignorantes e mal intencionados que circulam na blogosfera quero esclarecer o meu amigo de que na minha observação ao comentário que aqui gentilmente colocou onde digo:

- "Dou-lhe razão na parte em que diz que é um povo adulto e que saberá escolher o seu futuro... esse é um direito inalienável dos povos independentes."

Tenho que acrescentar algo antes:

- "Sobre a sua comparação não me pronuncio porque não conheço a realidade brasileira. Dou-lhe razão na parte em que diz que é um povo adulto e que saberá escolher o seu futuro... esse é um direito inalienável dos povos independentes."

Aparece-me cada um, uma neste caso,... francamente.

Um abraço,

Jorge Sobesta disse...

Caro Mostardinha,

Eu até fiz uma pesquisa para ver se encontrava pelo menos senadores e deputados merecedores do meu voto. Me senti como num esgoto procurando por algo que prestasse.
Meu voto vai ser anulado de cabo a rabo. Parece estupidez minha, mas não acho. Tem candidato respondendo processo, com prisão decretada, com sujeira para todos os gostos.
O que mais me enraivece é a obrigatoriedade do voto. E isso é democracia ser obrigado a votar?
É uma tristeza se ter um direito mas não poder usá-lo.

Um abraço

Al Berto disse...

Viva Jorge:

Sabe que isso de que fala me revolta.
A democracia, que para mim é o regime político de eleição, é constantemente violada por sujeitos sem escrúpulos.
E não me refiro só ao Brasil, não. Pelos vistos agora vou ter que dizer isto sempre senão aparece aí algum/a mal intencionado/a a dizer que estou a "apontar o dedo" ao Brasil.

Mas tenhamos esperança meu caro amigo.
Isso só mudará se, todos juntos, ajudarmos a combater a corrupção... pois é disso que se trata.
Num primeiro momento da corrupção das ideias, num segundo da corrupção material.

Se as pessoas aprenderem a ter gosto em serem honradas e sérias terão mais dificuldade em se adaptar aos fenómenos da corrupção.

Um abraço,

Luiz Carlos Reis disse...

José,
Falta aos políticos brasileiros não só ética, mas "vergonha na cara". Todos ,sem exceção, são meros atores demagogos e de discurso retórico.
O quadro que se tem do Brasil hoje é a mais pura realidade de outrora, com algumas similaridades: Baixo índices de escolaridade e uma quantidade imensa de iletrados; Garantias e direitos constitucionais como saúde, moradia digna, segurança pública, educação, dita acima, e principalmente uma representatividade políticamente correta...Oras não há.
A corrupção que impregna o congresso nacional impede qualquer ação realmente eficaz, sem falácias utópicas, ou melhor dizendo: A merda é a mesma o que muda são somente as moscas.
Enquanto isso façamos nossa parte!
Abraços meu caro!