Esses institutos, junto com a cláusula de barreira e as regras estabelecidas pelo TSE, que proibiram os brindes e showmícios mudam, completamente, nosso sistema político, partidário e eleitoral.
- Afastam o poder econômico das eleições;
- Liquidam com as siglas e com os candidatos de aluguer;
- Podem pôr fim ao caixa dois e reduzem os gastos eleitorais dos partidos e dos candidatos.
- Acabam com o poder que os deputados têm hoje em que podem trocar de partido quantas vezes decidirem.
O voto uninominal encarece as eleições, pois impõe a disputa entre os candidatos de um mesmo partido e, por isso, debilita o partido político.
Já o voto na lista fortalece os partidos e o debate programático.
Em Portugal é usado o método de Hondt adepto da representação proporcional e que consiste na repartição dos mandatos pelos partidos, proporcionalmente à importância da respectiva votação.
Entre as características do método de Hondt importa assinalar o encorajamento à formação de coligações, uma vez que o agrupamento de partidos leva a conseguir maior número de mandatos do que se concorressem isoladamente.
O número de votos apurados por cada lista é dividido, sucessivamente, por, 1, 2, 3, 4, 5, etc., sendo os quocientes alinhados pela ordem decrescente da sua grandeza numa série de tantos termos quantos os mandatos atribuídos ao círculo eleitoral respectivo.
Neste caso bastam 3 divisores pois já se encontraram os sete eleitos.
14 comentários:
É esperar pra ver. Desejo-te uma ótima semana!
É isto ai Mostardinha,
Estou de acordo com você. Voto na lista é a solução. Aqui nos chamos o voto na lista de voto distrital misto, ou seja, elegemos dois terços pelo voto direto e um terço pelo voto na lista. Quem eleger mais no voto direto elege mais na lista, guardando a proporção de eleitores. Abs. Jarbas
Obrigada por sua visita. Voce tiene um blogg ótimo musical bellísimo.
El 29 de Julio pasado abrí mi Pérgola de las Flores, luego abriré una página blogger para ella.
Corro todo el día, pero no me puedo quejar, un abrazo muito apretado, bye
Vamos ver no que dá!
Resumindo:
Político não prescisa estudar, e é dele a responsabilidade de criar e aprovar leis...
Político é pago pelo dinheiro público, para ser o representante do povo no plenário, mas está sempre ocupadíssimo com seus afazeres pessoais e atarefadíssimo entre uma CPI e outra e elas crescem mais do que a miséria nacional. Sendo assim, já a bem mais de um ano, que aqueles nossos POBRES e ASSOBERBADÍSSIMOS políticos não fazem outra coisa a não ser se auto defenderem... É uma corrida insan/INGRATA entre uma investigação e outra e nós, ainda temos a CORAGEM de exigir que se enquandrem dentro de um padrãozinho mais ou menos aceitável??? Como podemos ser assim tão injustos com pessoas que tanto fazem por essa gente que por força de um destino (talez em desordem), nos presenteou nascer em terras brasis???
Ser brasileiro é bom!!!
Mas tem um custo e ele é alto...
A gente tem de aprender a engolir a seco, o que sabemos, jamais terá solução!!! Não há o que se faça para impedir maldosos, desprovidos de bom caráter e inescrupulosos, a agirem como seres no mínimo, aceitáveis... Para o Planalto, só há mesmo uma solução, que é a implosão... Mas que ela ocorra com todos aqueles vagabubdo lá dentro!!!
Beijinhos de boa semana!!!
Cris
Beijo,
Cris
Não dê importância para meus erros de digitação. Escrevo sempre sem ler e quando termindo, envio...
Não leio e acabo só vendo os erros cometidos, depois de postado...
Além disso, tenho a visão bastante comprometida, também e por fim, sou meio acelerada mesmo.
Beijinhos!!!
Cris
Caro Alberto,
Quer saber mesmo o que pode dar certo no Brasil?
Redescobri-lo novamente e começar tudo do "zero". Tudo o que se faz por aqui é um incrível remendo com pano roto.
Quem faz as reformas não tem capacidade para tanto (a culpa é de quem os elege). São raposas tomando conta do galinheiro.
OLÁ MOSTARDINHA
Regressada de 1 semana de férias em Esposende, praia e piscina...cá estou e que encontro?
Reforma Constitucional...
Vamos esperar para ver!
Estive lendo o seu comentário acerca do meu post sobre Aveiro, e se um dia pensar voltar lá, eu te digo e poderei então fazer o meu «baptismo» dando um passeio de barco na Ria, quem sabe?
Desta vez não tive tempo, pois apenas vi 20% da cidade de Aveiro, porque tinha curiosidade em visitar a Costa Nova e a Barra, onde tirei fotos deslumbrantes.
Beijo-te com carinho.
PERIGO PARA AMÉRICA LATINA URGENTE José Alberto: Postei importante vídeo onde César Maia faz um relato importante sobre América Latina, gostaria que o assistisse. :-) bjs
quando tempos politcos que misturam futebol e politica. como herminio loureiro que se tronou presidente d aliga de clubes e mantem o cargo de deputado. enquanto assim for meus meninos, nem voto. é um vergonha
A reforma política será benéfica ao Brasil se não ocorrer da maneira que Lula está propondo. Com uma constituinte.
Essa constituinte é só uma desculpa para que ocorra um novo golpe, assim como ocorreu na Venezuela.
Deixo-te apenas um beijo e votos de boa semana.
Muito interessante a comparação entre os dois sistemas, José Eduardo. Obrigado.
Mostardinha, passei para deixar um olá e acabei a ler, jogar, ver video e até já voltei.
Gostei, deu para perceber :)
Obrigada,
Malu
Enviar um comentário