=====================

 

Ideias para Blogger

A lição do fogo.

Written By Al Berto on terça-feira, agosto 15, 2006 | terça-feira, agosto 15, 2006

Um membro de um determinado grupo, o qual ajudava em serviços regularmente, sem nenhum aviso, deixou de participar de suas atividades.

Após algumas semanas, o líder daquele grupo decidiu visitá-lo. Era uma noite muito fria. O líder encontrou o homem em casa sozinho, sentado diante da lareira, onde ardia um fogo brilhante e acolhedor.

Adivinhando a razão da visita, o homem deu as boas-vindas ao líder, conduziu-o a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto, esperando.

O líder acomodou-se confortavelmente no local indicado, mas não disse nada. No silêncio sério que se formara, apenas contemplava a dança das chamas em torno das achas de lenha, que ardiam.

Ao cabo de alguns minutos, o líder examinou as brasas que se formaram. Cuidadosamente selecionou uma delas, a mais incandescente de todas, empurrando-a para o lado. Voltou então a sentar-se, permanecendo silencioso e imóvel.

O anfitrião prestava atenção a tudo, fascinado e quieto. Aos poucos a chama da brasa solitária diminuía, até que houve um brilho momentâneo e seu fogo apagou-se de vez. Em pouco tempo o que antes era uma festa de calor e luz, agora não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvão recoberto de uma espessa camada de fuligem acinzentada.

Nenhuma palavra tinha sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois amigos. O líder, antes de se preparar para sair, manipulou novamente o carvão frio e inútil, colocando-o de volta no meio do fogo. Quase que imediatamente ele tornou a incandescer, alimentado pela luz e calor dos carvões ardentes em torno dele.

Quando o líder alcançou a porta para partir, o seu anfitrião disse:

- Obrigado pela sua visita e pelo belíssimo sermão. Vou voltar ao convívio do grupo.

17 comentários:

António Silva disse...

de facto sozinhos valemos muito pouco, e a "chama tende a apagar-se".

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Deixei um outro sermão desses bem barulhentos e quentes, feito fogo de lareira a queimar lenha seca e de boa qualidade, no post imeditamente abaixo...

Beijinho,
Cris

Saramar disse...

Meu amigo, profunda e contundente lição.
Obrigada.

Beijos

Anónimo disse...

Para bom entendedor meia palavra basta.

Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos - Pós Graduado em GSSS - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. disse...

Mostardinha,
Cada um de nós está ligado a uma comunidade, seja profissional, religiosa, desportista, cultural, etc., onde discutimos e aqui repercutimos essa discussão, contribuindo, conscientes ou não, para a formação do pensamento nacional. Pensamos diferentes, mas sonhamos o mesmo sonho. Queremos o mesmo para todos, um País onde haja liberdade e oportunidade iguais para todos. Se sonharmos o mesmo sonho e queremos o mesmo para todos, então podemos juntos realizar a mudança para a transformação em benefício de todos. Basta nos unirmos para este objetivo, transformando esta nossa rede em uma corrente resistente, solidária e capaz de mudar para transformar.
Abs Jarbas do Brasil.

Jorge Ortolá disse...

Olá José,

Na verdade sozinhos somos uma chama que tende a apagar.
No entanto, é sozinhos que temos de lutar para chegar a um porto seguro ou atingir um objectivo traçado.

Veja o meu caso. Luto por uma causa. A Melhor formação para os condutores e só não estou sozinho porque houve algumas pessoas que acreditaram...ou tentaram acreditar.

Estatalmente, ninguém apoia. Neste campo é uma luta solitária.

1 Abraço

Anónimo disse...

Querido José Alberto, muito obrigada pela bela lição de vida! :-) Beijo grande

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Acabo de colocar um pouco mais de lenha seca na fogueira da lareira do andar de baixo, para que a conversa silenciosa se extenda...

Beijinhos!!!
Cris

Migas (miguel araújo) disse...

Caro José Mostardinha
Execelente post.
Viver em sociedade é aceitar o outro, as regras democráticas e saber dar para receber.
Individualmente é a solidão e a tristeza.
Cumprimentos

Susana Barbosa disse...

José Alberto,

Não diz o ditado que "A união faz a força"? pois eu acrescento que faz também a felicidade de uma vida melhor!

Um abraço

Kafé Roceiro disse...

Um grande líder fala pouco e age muito. E um homem só realmente não faz a diferença, quando somado ao grupo esse fica mais forte e reluzente.
abraço do Kafé.

Anónimo disse...

atitudes valem mais do que palavras

( te agradeço pela visita e te convido para conhecer o novo blog, abs, Stella )

Ricardo Rayol disse...

Lição muito bem dada.

CAntonio disse...

Simplesmente Perfeito.



Saudações ao Amigo Alberto.

Moita disse...

Mostardinha

A Magui está certa.

Pra bom entendedor meia pa ba.


abs

Andy In The Sky disse...

Ola, vi um link deste blog no "quase Histórias de Amor" e gostei muito dos textos e de seu jeito de contar as coisas. Parabéns!
Andy in The Sky

Guilherme Roesler disse...

Ótima mensagem. De fato na maioria das vezes uma ação vale por mil palavras de convecimento, alem di que esta analogia que voce fez está bem inteligente.