=====================

 

Ideias para Blogger

Aviso á "navegação"...

Written By Al Berto on sábado, maio 20, 2006 | sábado, maio 20, 2006

...
Não sendo fan de telenovelas, bem pelo contrário, um acontecimento recente merece no entanto uma referência particular, o acidente que envolveu o jovem actor "Dino".

Segundo fontes médicas que tiveram acesso aos resultados dos exames toxicológicos ao cadáver, os especialistas do Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, encontraram cristais de cocaína (erytbronxylon, o nome científico) em “quantidade relativamente significativa”.



As análises revelaram ainda no corpo de ‘Dino’ vestígios de anfetaminas e cafeína – estimulantes que habitualmente são adicionados à cocaína para aumentar o volume e potenciar os efeitos.

Francisco Adam passou as últimas horas de vida na discoteca Clube In Campo, em Coruche.
A certa altura o actor pediu música da banda presente na discoteca e dançou durante uma boa meia hora a ritmo intenso e acelerado (a cocaína estimula o sistema nervoso central e produz agitação).

Ele e os amigos abandonaram a discoteca por volta das 04h00. Francisco Adam seguiu ao volante, Osvaldo Serrão no banco ao lado e Filipe Diegues atrás. No final da estrada nacional 119, no entroncamento com a 118, o condutor perdeu o controlo do carro: o Renault Clio embateu nos separadores, seguiu em frente e esmagou-se contra eucaliptos. Francisco Adam, de 22 anos, teve morte imediata. Filipe sobreviveu com ferimentos ligeiros. Osvaldo Serrão, gravemente ferido, lutou durante 12 dias em Santa Maria até que foi transferido, a 28 Abril, para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde morreu.As análises clínicas a Osvaldo também revelaram vestígios de cocaína.

Das quatro uma:

- Possível falta de educação, de exemplo ou de responsabilização na preparação para a vida por parte dos pais;
- Vida facilitada através de uma projecção mediática fora de tempo;
- Desvio de personalidade decorrente de "luxúria" artística;
- Indivíduo pouco inteligente e, como tal, sem capacidade para avaliar situações envolventes,


Uma coisa é certa, casos como este deveriam ser muito bem estudados, analizados e debatidos entre todos para que sirvam de exemplo daquilo que não deve acontecer numa juventude saudável e minimamente preparada para o futuro.

Debatida também por esses mesmos jovens que seguem a telenovela e que deveriam reflectir e aproveitar a lição de tão trágico fim.

Onde estavam os "amigos" do "Dino" na hóra de o alertarem para os perigos decorrentes do uso de drogas?...ou será que o influenciaram a usá-las?



*******************

Ao final, não nos lembraremos tanto das palavras de nossos inimigos, senão dos silêncios de nossos amigos (Martin Luther King, Jr.)

2 comentários:

veritas disse...

Nunca ouviu dizer? amigos, contam-se pelos dedos de uma mão...o resto são meros conhecimentos, fruto de circunstâncias...

Al Berto disse...

...circunstâncias muitas vezes fatais.

Enquanto um jovem pensar que é "cool" se se dispuser a ter "experiências" com "sensações novas" não vai longe.
Verdadeiramente cool é aquele que abertamente diz que não precisa de estímulos artificiais.

...a esse a vida encarregar-se-á de lhe dar razão.