=====================

 

Ideias para Blogger

Processo "Mãos limpas" no Brasil.

Written By Al Berto on sábado, novembro 04, 2006 | sábado, novembro 04, 2006

O presidente Lula da Silva disse aos jornais europeus que o país precisa de uma "operação Mãos Limpas", em referência ao processo que nos anos 90 debelou um esquema de corrupção que mudou o cenário político italiano.

O presidente falava da necessidade de uma reforma política para eliminar a corrupção.

"Não acredito que a reforma política resolverá tudo. Precisamos do trabalho da Justiça para acabar com a impunidade", disse o presidente, em trecho destacado pelo La Repubblica.

Lula se disse "orgulhoso" do que chamou de "batalha contra a corrupção" no seu governo. De acordo com o presidente, a Polícia Federal realizou 300 operações anti-corrupção entre 2003 e 2006, contra 48 nos oito anos anteriores.

O presidente qualificou de "golpe duríssimo" o envolvimento de membros do PT em denúncias de corrupção, mas afirmou que o dever do governo é ser "intransigente". "Todos os que estão envolvidos em acusações de corrupção devem ser processados, nenhum deles terá proteção do meu governo", declarou.

Ainda assim, Lula defendeu mudanças na legislação para evitar que doações de particulares possam "condicionar a escolha dos parlamentares".

Fonte "Folha"

*********

Dizia eu, em artigo anterior, que este segundo mandato de Lula poderá vir a ser diferente do primeiro.
Não há a presunção de uma nova reeleição e portanto não está dependente de jogos de aritmética partidária.
Quem ganhou a eleição foi a sua personalidade e não qualquer partido que o suportou. Esta característica dá-lhe a força necessária para impor condições.
Tudo depende da sua intenção se concretizar ou não.
Pelas declarações que ele prestou aos órgãos de informação europeus leva a crer de que pretende atacar o problema da corrupção.
Ora a principal causa do Brasil não progredir reside aí mesmo, no flagelo da corrupção que, no Brasil, atinge proporções alarmantes.
A ser assim talvez mereça, dos mais cépticos, o benefício da dúvida.

25 comentários:

spersivo disse...

Grande Mostardinha,
O problema de Lulla da Silva é que diz uma coisa e faz o contrário. O benefício da dúvida nós sempre damos a elle! Se elle deseja uma operação "Mãos Limpas" deve começar por dizer de onde veio o dinheiro para o dossiê fajuto. Só que enquanto elle fala em concórdia, união e paz os militantes delles baixam o pau nos jornalistas, a PF intimida outros e abafa o caso do dossiê e todos os que são contra de uma forma ou outra são agredidos fisica ou moralmente justamente pelos que deveriam estar presos. Nem Hitler nem Salazar foram tão longe....suspeito, mas não afirmo enquanto houve o mínimo de imprensa livre. S.

Al Berto disse...

Viva Spersivo:

O que dizes é preocupante.
A ser verdade é bem provavel que passe um mau bocado em termos de prestígio e respeito internacional o que não dignificaria o Brasil.
Se ele não der sinais de intervir muito rapidamente nesse sentido é bem provavel que seja como dizes.
Um abraço,

Anónimo disse...

hehehehhehehe com a proximidade do natal irei escrever uma carta para papai noel e pedir de presente que ele jogue sobre o país toneladas de sabão em pó, quem sabe assim poderemos iniciar uma faxina nacional.
aqui não dá só para lavar as mãos.

ótimo final de semana :-)

Anónimo disse...

Mostardinha,

Desculpe-me mas o maior flagelo do Brasil não é a corrupção. É a incapacidade nacional de indignar-se perante escandalos advindos seja corrupção ou doutro motivo qualquer.

Repare bem: o PT está associado a partidos narco-guerrilheiros, ditatoriais e sequestradores. A maior parte da população não sabe, e da que sabe uma parte significativa não está nem aí.

Existe uma suspeita muito forte, que chegou a ser analisada pela ABIN, a secreta brasileira sobre dólares doados pelas FARC a campanha do Lula de 2002. Foi abafado.

José Dirceu chegou a ser agente cubano durante a ditadura militar no Brasil. Até hoje não foi explicado porque ele viveu no interior do Paraná sob identidade falsa, arriscando a própria vida.
Na posse do Lula, ele ficou sentado ao lado do Fidel durante o discurso do Lula no congresso. A pergunta que não cala é: como alguem deixa de ser espião?

Agora imagine se ele tivesse sido agente da CIA e tivesse sentado ao lado do Bush durante a posse...Dois pesos e duas medidas.

Há dias, creio que na 4ª feira dia 31 de outubro, saiu uma notícia no diário português "Jornal de Notícias" onde era descrito a invasão por populares de um hotel, na fase final de construção, de propriedade de portugueses na Venezuela. O empreendimento já tinha inclusive licença para funcionar. A notícia em si não era a invasão, mas o cruzar de braços das autoridades para resolver o problema.

Onde quero chegar? É que no Brasil já vem acontecendo isso no campo há anos em fazendas produtivas. Recentemente o MST resolveu invadir plantações de eucaliptos e destruir os viveiros com mudas. Nas cidades, embora ainda de maneira incipiente, já vem acontecendo aqui e ali casos parecidos, por enquanto essas situações vem sendo resolvidas na justiça, e as vezes no porrete.

Mas é visível uma escalada desses processos de invasão, e com uma certa parcimonia das autoridades, que justiça seja feita, já vem do tempo do FHC.

Contrariamente ao que você pensa Lula não chegou sozinho a esta vitória. Foi preciso um trabalho de inculcação de idéias durante anos. Criou-se um mito. O próprio Lula reconhece que é um produto da (liberdade) de impresa. Seu nome é uma ótima marca mas teve de ser publicitada.

Lula pode muito, mas não pode tudo. Não tem, nem terá força para travar os apetites dos "movimentos sociais", como os grupos militantes gostam de ser chamados.

E não fique pensando que os participantes desses grupos são todos coitadinhos. Se os há tambem há os profissionais da industria dos pobrezinhos, por exemplo conheço a empregada doméstica duma pessoa que mora no Pará (norte do país) que tem três lotes de terra.

Respeitosamente,

Cfe


PS: Achei o maior barato petistas reclamarem da Ana Maria Braga, apresentadora do Mais Você , da Rede Globo ter se vestido de preto no dia seguinte das eleições. Quer dizer: a favor do PT os artistas podem se manifestar mas contra não.

Anónimo disse...

Nem de propósito, a respeito de que escrevi:

No Blog do Josias, colunista da Folha de São Paulo

"O MST rompe trégua e diz que ´é hora de cobrar` Lula"

"A Secretaria Nacional do MST divulgou nesta sexta um boletim que resume a estratégia pós-eleitoral do movimento dos trabalhadores rurais sem terra. “Assegurado mais um mandato para o governo Lula, é hora de cobrar e exigir as mudanças políticas que atendam aos interesses do povo”, diz o documento.

O texto põe fim à trégua que os sem-terra haviam concedido a Lula durante a campanha. Anota que a “esquerda” foi às urnas “dividida e fragilizada.” Debita o fenômeno a causas variadas, que serão debatidas nos próximos meses. E menciona “dois elementos” que terão “destaque” na discussão:

“A decepção com o governo Lula, incapaz de romper com a política neoliberal implementada pelos governos antecessores; e a forma com que alguns setores da esquerda copiaram o jeito burguês de fazer política, o que resultou numa série de denúncias de casos de corrupção e de práticas eleitoreiras”.

O documento afirma que, depois de reeleito, Lula prometeu desenvolvimento com distribuição de renda. Para que as palavras virem “ações concretas”, o MST irá cobrar do governo o seguinte:

1. “rompimento com a política econômica neoliberal e, acima de tudo, um enfrentamento com os poderosos interesses dos que monopolizam as terras (rurais e urbanas), as comunicações e o sistema financeiro”.

2. fortalecimento da “integração solidária dos países latino-americanos, de forma a se contrapor à mentalidade colonizada da elite brasileira e fazer frente ao imperialismo estadunidense”;

3. “retirada das tropas militares brasileiras do Haiti e a implementação de uma política de ajuda solidária ao povo daquele país”;

4. implementação de uma reforma política que atenda “aos interesses do povo e não dos políticos”. Como? Estabelecendo “mecanismos de participação” como “orçamento participativo, plebiscitos e referendos populares”;

A direção do MST faz no comunicado um balanço da participação da entidade na eleição presidencial. No primeiro turno, diz o texto, a militância dos movimentos sociais sentiu-se “de lado na disputa.” Por que? “O governo Lula, crente que ganharia no primeiro turno, priorizou a divulgação das suas políticas assistencialistas e o estabelecimento de um amplo leque de alianças –da esquerda à direita”.

No segundo turno, afirma o texto do MST, a disputa ganhou contornos de “luta de classe”. E “a maioria dos movimentos sociais se engajou nas discussões e na campanha”. Postou-se ao lado de Lula. O engajamento dos sem-terra foi, porém, “sem ilusões e com a convicção de que as transformações vêm das ações da própria sociedade”.

O documento prega a “autonomia” dos movimentos sociais em relação a partidos e ao governo. Defende uma “elaboração teórica” própria e manutenção da “capacidade de mobilização”. Ou seja, vem barulho por aí.

O governo Lula já emitiu sinais de que remará em linha oposta à preconizada pelo MST. O desenvolvimentismo do discurso será temperado à base de rigor fiscal e monetário. Algo que o movimento chamaria de “política neoliberal.” Na área externa, Lula ensaia o aprofundamento das relações com os EUA. Nada de “fazer frente ao imperialismo estadunidense.” De resto, não há na pauta da reforma política, por ora, vestígio de qualquer coisa que se pareça com os referendos, plebiscitos e orçamentos participativos defendidos pelo MST."

Escrito por Josias de Souza às 01h08

Al Berto disse...

Viva Cfe:

Muito interessante a sua explanação.
Bom... da maneira que põe as coisas, se porventura elas se confirmassem e daí eu dizer benefício da dúvida por algum tempo, só restaria espaço para uma intervenção militar no sentido de fazer respeitar a democraticidade do regime.

Democracia não são assaltos á propriedade privada nem atentados contra a liberdade de expressão.
Estes são motivos mais do que suficientes para uma intervenção militar que reponha a normalidade democrática.


Esperemos que não seja necessário resolver a "coisa" com tiros.

Um abraço,

Santa disse...

Querido amigo,

Não se pode, ao mesmo tempo, comandar uma operação "mãos limpas" e abafar corrupção dentro do próprio governo. E ainda tem quem acredite nas máximas do presidente.

Bjs

Joel Rogerio disse...

Como disse o AÉCIO NEVES(Governador de Minas Gerais), o Lula é um mito. E acrescento que a história o dirá muito mais. E dizes muito bem que foi a sua personalidade e não qualquer partido que o suportou (...) Qualquer um com que saiba um pouquinho de Brasil entende que a corrupção é endêmica no país há muito e muito tempo, o que aconteceu foi que só agora apareceu. Infelizmente até parte da nossa imprensa é "podre", facciosa. Ainda bem que o povão brasileiro de verdade já "largou a mão de ser besta" e não se abebera das parvoíces dos meios de comunicação de massa. Este é o primeiro sintoma de mudança no Brasil.O resto é preconceito tolo!

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Caríssimo Mostardinha... Só se houver um suicídio em massa!!!

E por favor e antes de mais nada, deixe-me dizer que nunca vi tamanho disparate como nas palavras desse senhor... Se a polícia federal atuou com maior veemência no mandato dele, não é por ter se tornado maior e mais correta e eficiente do que sempre foi e sim, pela grandiosidade no aumento de números de casos de corrupção!!! O engraçado que eles fazem as contas e apresenatam somente os resultados e mais interessante ainda, é que sempre são os que convém a eles...
Nem por nada e em tempo algum, houve tanto rombo e descaso com os cofres públicos e até o presente momento, não há nem mesmo um único "laranjinha" sendo punido!!! Os sucessivos casos e escândalos que se alongam a mais de um ano em incontáveis CPIs, desses, somente dois ou três gatos pingados foram afastados de seus postos e fora isso, todos os envolvidos e muitos deles de ligação direta com esse distintop senhor em questão, estão livres, leves e soltíssimos e inclusive, uma porção importante deles, reeleitos!!! Portanto caríssimo Mostardinha, o senhor Lula pode contar estorinhas da carochinha em outros terreiros e neles, pode até vir a ser acreditado, mas pra mim??? Pra euzinha aqui???

Ora veja bem... Não nasci ontem e não sou burra, jumenta, idiota e não creio em transformações repentinas e portanto não sou capaz de chegar ao ponto de acreditar nessas rezas desvairadas e contos de vigários. No entanto, uma coisa sou obrigada a reconhecer: se o senhor em questão não tivesse escolhido os caminhos fáceis do sindicalismo para galgar "outros postos" como vem ocorrendo e com o sucesso declarado e comprovado, poderia sem sombra de dúvidas ter buscado os holofotes das grandes companhias de cinema americano, pois teria se dado muitíssimo melhor do que vem ocorrendo no nosso planalto tupiniquim!!! Artista o homem é e disso não tenho mesmo a menor dúvida!!!

Agora... A arte é algo que deveria permanecer somente em um outro patamar... Ou será que estou enganada e afinal, será então o Planalto, um grande e encantado TEATRO???

Beijinhos,
Cris

Parabéns pela ousada mudança!!!
Está ótimo!!!

José Manuel Dias disse...

Voto no Template anterior. Este, a meu ver, é muito azul ...
Abraço

Lâmina d'Água & Silêncio disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Lâmina d'Água & Silêncio disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Lâmina d'Água & Silêncio disse...

"Ainda bem que o e não se abebera das parvoíces dos meios de comunicação de massa. Este é o primeiro sintoma de mudança no Brasil.O resto é preconceito tolo"!



E contrariando as palavras de teu amigo Joel e sem deixar de respeitá-lo, o povo brasileiro jamais deixou de ser besta e muito pelo contrário!!! Aliás, tem havido e comprovadamente, um elevado aumento no grau de bestice e de ignorância de todo o povo brasileiro e isso não sou eu a dizer. As urnas comprovam!!!

Não se trata apenas de uma escolha de um presidente, assim de forma simplista e por seu perfil aparentemente carismático ou por suas origens e sim, de fatores sérios e imprescidíveis para uma escolha responsável de alguém realmente capacitado para assumir um cargo, cuja posição é de altíssima responsabilidade. Para tal, há características que não podem jamais deixar de estar presentes em um dirigente de estado... Não preciso citar aqui as muitas falhas existentes, mas posso dizer com segurança que se o referido senhor, fosse o que diz ser, deveria ter tomado atitudes drásticas e completamente diferentes das que insistentemente tomou ou pelo contrário, insistentemente deixou de tomar.

Mas há que reconhecer também e sem querer ser repetitiva, que cada povo tem definitivamente o governo que merece e quanto a isso não há o que ser feito e comprovadamente o povo brasileiro me parece que sempre esteve acostumado a viver mesmo na rés do chão e a ser nivelado por baixo, tanto quanto também me parece ser esse um comportamento um tanto de gosto duvidoso e também bastante usado como arma de campanha dos que costumam governar pelo populismo barato.
Ao que me parece, olhando daqui desse meu país e para ele, por mais parvoíces existentes nos nossos meios de comunicação de massa ou não, ainda assim são eles os maiores responsáveis por algum esclarescimento desse mesmo povão, pois educação que é bom, nada!!! Nada mesmo!!! E nem me parece relevante esperarmos por mudanças substanciais, uma vez que vem se comprovando que formação não se faz necessária e até mesmo um dos ministros da educação escolhidos pelo senhor presidente, no último mandato (e que não é o senhor Cristovan Buarque, pois esse possui um brilhante currículo e então o senhor presidente o demitiu por telefone e sem a menor razão ou elegância), teve o descaramento de esparramar pelas escolas de toda a nação, uma ridícula cartilha tendo como objetivo principal, pesquisar junto a cada aluno do ensino básico até o complementar (pasmem!!!), a RAÇA DE CADA ALUNO brasileiro!!! Isso se deu de verdade!!! O Ministério da Educação resolveu perguntar aos alunos, qual é a raça de cada um deles!!!
Segundo os 'brilhantes' criadores da cartilha e do tema, a intenção era a de traçar um perfil verdadeiro do aluno brasileiro... E melhor ainda: havia múltipla escolha, com quadradinhos para cada aluno assinalar, indicando assim a sua raça: " []raça branca, []raça amarela, []raça vermelha, []raça negra, []RAÇA PARDA...
Raça Parda??? pardo deve ser o cérebro de quem escreve uma sandice dessas e ainda derrama tamanha imbecilidade pelas escolas nacionais, incentivando desde a pequena idade, o racismo e as desigualdades e isso, num país de mestiços e formado por todas as origens de gentes, vindas de todas as partes, onde as diferenças morfológicas, como a cor da pele e do cabelo, são resultantes da mistura de gentes de diferentes etinias e representam apenas as distintas condições geográficas e climáticas dos antepassados de origem, vindos de muitos lugares.

Ora, se um MINISTRO da EDUCAÇÃO (Ministério) do Brasil, precisa expedir uma cartilha (que deve ter custado os olhos da cara de todos nós, idiotas pagantes), para saber qual a 'raça dos estudantes brasileiros', é sinal de que o cargo desse ministério e tal criatura no poder de suas atribuições, não passava mesmo de uma ANTA que sem a menor sombra de dúvida e é incapaz de perceber que a raça dos alunos, ainda é a de simples seres humanos, mas que certamente caminham a passos largos, para ocuparem a mesma raça jumenta de nossos dirigentes e especialmente se ficarmos apenas na dependência deles para o crescimento intelectual, emocional, moral, ético...

Não estou sendo maldosa e sim, realista e basta-nos ver o nível de escolaridade não somente dos brasileiros comuns, mas de nossos dirigentes e a prova disso, é que não há ciência política e sim, politiquismo.
Portanto e pensando bem no assunto, pode até ser que o "povão brasileiro de verdade já esteja largando a mão de ser besta", mas certamente a troca não será para melhor: estamos trocando 6 por meia dúzia: a besta fica de lado e entra em cena, a MULA!!!

Desculpas, mas somente por ser brasileira é que me sinto no direito de lamentar!!!

Beijo,
Cris



Desconsiderem meus sempre numerosos erros de digitação e também minha falta de revisão antes de cada postagem de comentários feitos!!!

Bom domingo!!!
Cris

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

E tem mais:

O AÉCIO NEVES - Governador de Minas Gerais -, que me desculpe, mas o Lula não é um mito. É apenas um RITO!!! E isso faz muita diferença!!!

Desculpa, mas epetiu o comentário e eu os deletei. Queira por favor terminar de eliminá-los!!!

Cris

veritas disse...

Olá José Alberto:

Que surpresa! Digo, a mudança que fez no seu blog! Acho que em relação ao Lulla é esperar para ver. Desejo-lhe um bom fim-de-semana.

Bjs.

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

E afinal e para terminar, gostei do ar marinho e afinal, esse é Estados Gerais...

Gosto das ousadias e das mudanças experimentais, afinal, nada é estático e nem mesmo a morte...

Beijo!!!
Cris

Ricardo Rayol disse...

Mostardinha, Lula joga pra torcida. Um cara que não sabe de nada não poderia se indignar com as falcatruas cometidas por amigos tão próximos. Vai continuar tudo como antes no quartel de abrantes.

Guilherme Roesler disse...

Mostardinha, agora percebi porque não estava conseguindo postar. Provavelmente estava mudando o blog. Ficou otimo! As mudanças são fundamentais. Ficou muito bom. Alias, quanto ao Lula, lá veremos. Abraços, GR

Guilherme Roesler disse...

Mostardinha, mãos limpas como foi feito na Italia aqui no Brasil seria impensavel. Como diz o governo, seria ruim para a "governabilidade".

Al Berto disse...

Um viva a todos os meus bons amigos:

O que se passa com o layout do EG é que algo nele aconteceu, estranho ao meu conhecimento, que impedia os comentários.
Provavelmente algum "atentado".
Este é um layout de recurso.
Em breve regressará a minha homenagem aos grandes navegadores portugueses e aos mapas marítimos de que foram os primeiros, no mundo, a desenhá-los tal como os conhecemos hoje.

O mar-oceano que até então separava passou a unir.

E assim é o espirito lusófono do Estados Gerais.

Um forte abraço a todos,

Jorge Sobesta disse...

Caro Mostardinha,

Não entendi em nada o comentário que deixou em meu último post.
Acaso há diferença entre europeus e sul americanos?
Digo-lhe sinceramente que, não sendo obra de alguém que lhe tomou a identidade, o amigo foi deveras ofensivo e infeliz em seu comentário. O tempo das caravelas a muito sei foi.

Um grande abraço.

Anónimo disse...

Fiquei muito sensibilizado pelas suas bonitas e comoventes palavras acerca do meu antepassado José Narciso Monteiro, pessoa que muito estimo e por quem nutro uma profunda e veneranda simpatia, pelo seu real valor, nobreza de carácter e filantropia. De todos os meus antecessores – eu que sou genealogista – é a personagem que mais prezo. Por isso, esta semana vou dedicá-la à publicação de fotografias dos meus antepassados do ramo Monteiro, gente ilustre, recuando algumas gerações, até ao meu tetravô. Será sempre bem-vindo.

Arauto da Ria disse...

Caro Mostardinha, apesar dos seus opositores não acreditarem que Presidente Lula opere uma autentica
operação de limpeza, na corrupção do seu País, eu espero que o faça pois seria o minimo exigivél a um homem que se diz de esquerda.
Não concordo que o comparem a Salazar e Hitler, pois se assim fosse nem sobre o anonimato dos blogs escapariam aos "tratamentos",
que esses ditadores davam nos seus opositores.
Um abraço.

Jorge Sobesta disse...

Amigo Mostardinha,

Realmente achei que o amigo estava me faltando com o respeito. Relendo tudo, ví que não passou de uma má interpretação de minha parte e pela qual humildemente peço-lhe desculpas.

Porém, comparo Lula a Hitler, Pol Pot e Salazar pelo modo como essa reeleição foi conduzida, pelas alianças que estão sendo feitas (Hugo Chavez é um bom exemplo), e pelo modo de agir e expressar dos ditos Petistas. Tente conversar com um, e entenderás o que eu quero dizer. Pode ser exagero de minha parte , mas meu maior medo é que esse homem nunca mais deixe o poder, e que os crimes do primeiro mandato caiam no esquecimento no segundo. Deveria pensar de forma mais otimista? Claro. Mas infelizmente a verdade é gritante e mata qualquer esperança.
Acho que ando muito irritado com a política, não ter em quem votar nessa última eleição me doeu muito.

O amigo continua sendo muito bem vindo em meu blog e novamente peço-lhe minhas desculpas.

Um gande abraço

Anónimo disse...

Caro José Alberto:

Brasil piora no ranking geral de corrupção

O Brasil piorou sua colocação no ranking dos países com maior índice de corrupção do mundo. O país caiu oito posições e ficou em 70º lugar na lista divulgada nesta segunda-feira pelo grupo Transparência Internacional. O grupo classifica 163 países com base na percepção de corrupção entre autoridades públicas e políticos, no chamado Índice de Percepção de Corrupção 2006. A Transparência salientou que muitos países tiveram piora significativa nas posições além do Brasil, Cuba, Israel, Jordânia, Laos, Trinidade e Tobago, Tunísia e Estados Unidos.(Rev. Veja em 06 de Novembro de 2006).

:-) Beijo grande