=====================

 

Ideias para Blogger

Censura no Brasil.

Written By Al Berto on segunda-feira, agosto 28, 2006 | segunda-feira, agosto 28, 2006

Alcinéa Cavalcante disse...

"Obrigada pelo apoio. É muito importante para nós.
Mas gostaria de esclarecer que Sarney entrou na Justiça contra dois blogs: o meu (alcinea.zip.net) e o da minha irmã (alcilene.zip.net).

Na ação movida, quarta-feira contra o meu blog, Sarney pedia a retirada do ar do post e comentários "O adesivo perfeito" (publicado na terça-feira), direito de resposta e aplicação de uma multa no valor de R$ 106 mil.
Na sexta-feira, o Tribunal Eleitoral julgou a ação, o juiz Luiz Carlos Gomes dos Santos, relator do processo, negou o pedido de Sarney.

Quanto ao blog da minha irmã (alcilene.zip.net), Sarney pediu que fosse retirada a foto do muro "Xô Sarney" (que também está publicada no meu), direito de resposta e multa também de R$ 106 mil.
A Justiça concedeu liminar na sexta-feira determinando a retirada da foto. Coincidentemente (ou não) o blog da Alcilene - que é ancorado no uol - está fora do ar desde sexta-feira. Alcilene pediu explicações ao UOL, mas até agora não obteve resposta.Além da persguição aos blogs, a coligação de Sarney vem perseguindo jornais e emissoras de rádio no Amapá."

Retirado do blog do Jarbas (http://parlamentando.blogspot.com/)

Haverá no Brasil políticos sérios, seguramente, mas aquilo que é contado é vergonhoso para os políticos brasileiros e vergonhoso para o Brasil.

O que esses ditos políticos querem é cercear o direito inalienável que todos os cidadãos têm de se manifestarem, para que assim possam fazer os seus actos ilícitos sem terem quem os critique.

Políticos que assim procedam são a escumalha da sociedade e não lhes é reconhecida nenhuma dignidade internacional para o desempenho do cargo.

Pelo pouco tempo que me foi dado conhecer da política brasileira já constatei que a classe que a dirige (políticos em geral) é, em regra e com saudáveis excepções, culturalmente muito pobre e intelectualmente desonesta.
Não admira portanto a bagunça em que está transformado o país.
São políticos oportunistas, sem espírito patriótico, e em que a única coisa que os move são os interesses mesquinhos de uma boa vida... á custa do povo brasileiro.

Daí a mudança de cor partidária ser feita com o maior desplante e a maior desfaçatez.
A falta de sérias e verdadeiras convicções para servir a nação é por demais evidente.

A não ser mudado o comportamento desta classe política o Brasil continuará a ser um país atrasado política, económica, cultural e socialmente.

Ainda falavam das caricaturas do Maomé!!!

28 comentários:

Anónimo disse...

Resquicios de ditadura.
O próprio governo Lula que sofreu com os anos de chumbo da ditadura militar, tentou nesse mandato aprovar duas leis que instituiriam a censura oficial.

Um absurdo!

Anónimo disse...

Tiago,
Deve-se deixar bem claro o que se entende por censura oficial, já que a criação do Conselho Federal de Jornalismo não previa a participação de membros do governo federal. Quanto à 2ª lei eu não faço idéia do que seja.

+ Kazzx + disse...

Caro Mostardinha:

Aqui no Brasil tem gente (esquerda, direita, centro) que não cansa de mamar e quando lhe querem tirar a teta ficam muito, mas muito bravos...besta de quem toma partido destes pulhas...

Abçs

AC disse...

A organização social está falida. Tudo se queixa, a culpa é do governo. Pôrra, a culpa é nossa! Quem os elege? Quem os mantém no poder?
Cpts

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Estarei de volta amanhã e terei mais tempo para me posicionar, mas por hora, penso que nunca saimos de todo, das sombras da ditadura...

Por todas as muitas razões...

Beijinhos,
Cris

E obrigada por me chamar para participar de teus posts!!!

Anónimo disse...

Caro José Alberto... Estamos voltando ao século XVIII por aqui... rsrs :-) Beijo grande!

Esther disse...

Caro José Alberto: Como te disse lá na minha caixa de comentários, talvez a saída seja importarmos algum líder de melhor qualidade...Tens alguma sugestão??? Beijo, querido!

Guilherme Roesler disse...

Mostardinha, estas ações anti-democraticas não são resquicios da ditadura ou ou dequalquer outra coisa parecida. São resquicios do patrimonialismo e clientelismo, coisas da época colonial e corolenista que o povo incorporou... infelizmente. Abração, Guilherme.

Saramar disse...

Meu amigo, e pensar que o político em questão foi presidente da república e consituinte!
Por aí se vê o nivel dos nossos governantes.
Você está certíssimo.

beijos

Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos - Pós Graduado em GSSS - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. disse...

Mostardinha,

Quebra de decoro parlamentar. Isto mesmo o parlamentar que atentar contra um direito constitucional deve ser denunciado por quebra de decoro parlamentar e abuso de autoridade. Foi o que fez o Senador José Sarney ao acionar a justiça contra a jornalista Alcinéia Cavalcante que reportava, sem nenhuma calunia, ao fato de um cidadão protestar contra a presença do senador na eleição do Estado do AMAPA. Abs Jarbas

Ricardo Rayol disse...

Mostardinha, essa bizarrice só poderia acontecer no Brasil. Mandei fogo sobre o Sarney e me precavi exilando alguns posts meus alhures. Quero ver ele sustentar essa palhaçada na hora que bater na mídia.

Anónimo disse...

Para esclarecer ao Nick, realmente o CFJ não teria membros do governo federal, mas seria um orgão com poderes de censurar jornalistas. Isso não existe em nenhuma democracia do mundo.

Mais informações sobre o CFJ e a Ancinav podem ser lidas nesse artigo que escrevi:

http://chapundifornio.multiply.com/journal/item/51

Anónimo disse...

caramba ... to chocada... isso é realmente um absurdo... os blogs são paginas onde as pessoas expressam suas ideias e contanto que elas não estejam, ao meu ver, incentivando a criminalidade e coisas afins, o resto é apenas a opinião do autor a respeito do que ele quiser!

isso é ridiculo!! hahaha

querido te espero no modus...obrigada por estar sempre me prestigiando! beijinhos e até mais!
Sarahhhh

Anónimo disse...

Gente, o Sarney nào desiste. Entrou com mais seis ações contra meu blog. Até comentários dos leitores ele está censurando.
Continue me apoiando, o apoio de vocês é muito importante para nós do Amapá.

sandra adria_na fasolo disse...

Most, sobre o comentário que deixaste no meu blog sobre a política brasileira... eu sou bem platonista, completamente decepcionada com os nossos políticos como o foi Platão com os de seu tempo... teu comentário sobre o nível cultural e intelectual acabou mesmo me lembrando Platão que muito cedo se decepcionou com a política de seu tempo e voltou-se para a Filosofia, mas nunca abandonou o sonho de ver "políticos" justos e filósofos governando Atenas... já leste as Cartas de Platão, Most? Uma das maravilhas do nosso mundo.
beijos beijos

Kafé Roceiro disse...

Lamentável essa questão. A ditadura no Brasil já acabou. Isso indica que o dinheiro faz milagres...

Anónimo disse...

sopro um beijo ao sabor do vento

veritas disse...

Acho que há sítios onde ele ainda não entrou...pelo menos na prática...http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9ricles...
Faz lembrar a nossa questão antiga do lápis azul ...

Bjs.

Luma Rosa disse...

Um verdadeiro retrocesso!! Mas a Alcinéia saberá reverter essa situação. Se quer saber, o que Sarney fez é o mesmo que, o veneno virar contra o feiticeiro. Isso tudo, trará mais destaque ao fato.
Boa semana! Beijus

Anónimo disse...

O moço do bigode tem toda a sua vida no Maranhão mas se elege senador pelo Amapá, onde a justiça local está concedendo o impedimento de matérias de jornais, rádios, comentários de ouvintes do Amapá que falem mal do bigode. Não é só os blogs da Alcinéia e Alcilene que sofreram sanções.

Anónimo disse...

Tiago,

De que a CFJ seria uma censura a jornalistas, já conhecemos a crítica, e estava implícita no seu primeiro comentário. O que falta explicar é como o Governo Lula censuraria jornalistas se não teria membros na CFJ, formada exclusivamente por jornalistas??

Quanto à Ancinav, o caráter tributário e regulatório incomodou alguns setores que controlam a produção audiovisual no país. Ao contrário da CFJ, a Ancinav não seria um conselho que vigiaria a produção artística e a liberdade de criação dos profissionais do setor.

O projeto da Ancinav foi debatido por meio de consulta pública e recebeu diversas sugestões, no mesmo molde no qual foram implementados os projetos do marco regulatório do setor elétrico, computador popular e FUNDEB. No calor da discussão, a Ancinav foi defendida por diversas entidades e profissionais.

Essa duas questões foram lançadas à opinião pública de forma deturpada, desconsiderando aspectos relevantes como esses que eu citei. Talvez os jornalistas que cobriram a CFJ e Ancinav desconheciam dos seus detalhes, o que já é uma falha grave do ofício.

Com alguma frequência a imprensa deixou de debater assuntos importantes, como a auto-vigilância, por exemplo, e deu destaque desmedido a outros, o que sinaliza algum interesse velado.

Deve-se ressaltar que ao lado do profissional jornalista que se atém à ética e ao rigor jornalístico, há toda uma estrutura empresarial que tem dono, clientes, fornecedores, anunciantes, patrocinadores, etc., com os quais mantém alguma relação, que tanto pode ser serena ou conflituosa.

Abraço

Jorge Sobesta disse...

Caro Mostardinha,

Permita-me corrigi-lo, mas o problema com os políticos não é a má educação, quer dizer é, foram mal educados pelos seus pais que não os ensinaram os princípios da moral e decência. Mas a maioria que aí está é formada por médicos, economistas, advogados, etc.
O próprio Sarney, veja você, é imortal da Acadêmia Brasileira de Letras.
O problema é do caráter mesmo, a pouca vergonha está disseminada e eu já perdi as esperanças.Somente uma coisa que ainda não foi pensada irá mudar esse quadro, mas até lá ...

Um abraço.

João Carlos Carranca disse...

esterei sempre qualquer forma de censura. Mas estarei sempre ao lado da lealdade e honestidade

Al Berto disse...

Viva Jorge:

Pois, e isso de serem médicos, economistas, advogados, etc. quer dizer que são pessoas cultas?

Não meu caro amigo, isso não diz absolutamente nada acerca da cultura da pessoa.
Quando muito dirá acerca de uma área especifica, mais ou menso técnica, que a pessoa pode, mal ou bem, dominar, nada mais.

Cultura é muito mais do que tirar um curso superior.
Cultura é honestidade intelectual, é caracter, é sobriedade, é humildade.

O que grande parte desses sujeitos andou a aprender não foi para aumentar o seu indice cultural para servir a sociedade mas antes para aprender a melhor forma de serem intelectualmente desonestos.

Cultura é, por exemplo:

Viajar dentro de si próprio e nunca esquecer que se lá esteve.

Um abraço,

Anónimo disse...

Grande Mostardinha,

Valeu!!

Anónimo disse...

Eu não ia chamar esse ato do Sarney simplesmente de Ditadura, ou uma volta ao século 5 ou sei lá o qual... Eu quero chamar esse ato dele de covardia pura e absoluta.
Como pode uma pessoa com tanto conhecimento da política da imprensa livre no país tomar uma atitude dessas?...
Me diga uma coisa, caro amigo! Esse tal de Sarney tem blog?
Porque o Zé Dirceu Maquiavel tem?
O Roberto Jefferson bonzinho que saiu como herói tem?
E o que esses idiotas fazem publicando suas mentiras na internet pra quem quiser ler?

Ah! Caro amigo, Conte comigo nessa luta contra essa infâmia! Pois o que eu penso é que o Sarney já está é se considerando derrotado pelo que causou...

Abraços

Luiz Carlos FS Marques disse...

Sir Ney, o calango vaselina...
Está sempre junto ao poder. A dinastia está perto do fim.

Jorge Sobesta disse...

Caro Mostardinha,

Minha intenção era fazer uma gozação em cima do fato de os candidatos, ao exibirem suas habilidades em governar, colocam em primeiro lugar uma formação superior e ao mesmo tempo criticar a formação familiar dos mesmos. Mas acho que me expresei mal.
Concordo com o amigo. Não creio que diploma seja sinal de culura ou honestidade, mesmo porque se pode comprá-los.
O que não se compra é uma boa estrutura moral e ética.Isso vem do berço.

Grande abraço.