=====================

 

Ideias para Blogger

Equipa da FEUP/UA é campeã mundial de futebol robótico

Written By Al Berto on terça-feira, junho 27, 2006 | terça-feira, junho 27, 2006

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto com a colaboração da Universidade de Aveiro venceu a RoboCup 2006 na categoria "Simulação 3D".

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) é campeã mundial de Futebol Robótico, ao conquistar as medalhas de ouro e prata nas categorias "Simulação 3D" e "Small-Size", respectivamente, no campeonato RoboCup 2006, que decorreu em Bremen, na Alemanha.
Constituída por elementos da FEUP e da Universidade de Aveiro, a equipa FC Portugal, vencedora da medalha de ouro, disputou a final com os chineses Wright Eagle, ganhando por 1-0.

Na categoria Simulação 3D foram avaliados aspectos ligados à inteligência artificial, como a coordenação dos robôs em campo, visão e estratégia de jogo. Na liga Small-Size, por sua vez, o desafio envolveu equipas de cinco robôs, tendo a portuguesa 5DPO sido derrotada na final por uma norte-americana.
Os robôs portugueses que concorreram ao desafio, que terminou na passada terça-feira, foram projectados e construídos na FEUP. O objectivo seguinte já está delineado: disputar o Mundial do próximo ano, em Atlanta.

O RoboCup constitui um meio de promoção da robótica e investigação no campo da inteligência artificial. O futebol é a base para o desenvolvimento da tecnologia.

A organização estabelece como meta a realização, em 2050, de um jogo de futebol entre robôs humanóides e uma equipa de jogadores reais campeões do mundo.

Oxalá a equipa nacional consiga repetir este feito na robótica e consiga também trazer o "caneco" da Alemanha.

2 comentários:

Susana Barbosa disse...

Oxalá, José Alberto, oxalá!

veritas disse...

Eu que tenho andado pessimista agora digo, Força! É preciso acreditar! É possível disputar a final!