=====================

 

Ideias para Blogger

A irresponsabilidade dos (ir)responsáveis.

Written By Al Berto on quinta-feira, maio 18, 2006 | quinta-feira, maio 18, 2006


"Angola está a atravessar a pior epidemia de cólera da sua história, a qual causou 1298 vítimas mortais nos últimos três meses, afirmou o responsável pela organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), Richard Veerman."





Desde o início do surto de cólera em Angola, em meados de Fevereiro, num balanço revelado ontem, a Organização Mundial de Saúde afirmou que nas últimas 24 horas foram registados 546 novos casos de cólera em Luanda e registaram-se 31 mortos em várias províncias do país.

Nessa altura, em Fevereiro, Portugal ofereceu os seus préstimos para detectar, controlar e debelar casos de cólera em Angola.

Na altura, de forma altiva, complexada...e pelo que se sabe irresponsável, o responsável do governo angolano respondeu que não precisava de nada e que a situação estava totalmente sob controlo.


Agora que a situação é classificada como a mais "grave epidemia de cólera da sua história" seria interessante saber que responsabilidades irão ser assacadas a quem, pelo seu comportamento político, é indirectamente responsável pela morte de já mais de um milhar de angolanos.

Esta atitude terá sido tanto ou mais grave quanto se sabe que apesar de poder pôr em risco à vida humana, como se constata, é uma doença que devidamente enfrentada se evita e trata facilmente.


Nota relativa a esta doença:

A cólera pode ser tratada com sucesso e de maneira simples restituindo imediatamente os líquidos e sais minerais perdidos através da diarreia. Os pacientes podem ser tratados com soluções para reidratação por via oral, uma mistura de açúcar e sais pre-acondicionada que se combina com água e se bebe em grandes quantidades. Esta solução é usada no mundo inteiro para o tratamento da diarreia. Os casos graves, requerem reposição dos líquidos também por via intravenosa. Com uma reidratação rápida, morrem menos de 1% dos pacientes com cólera.

Os antibióticos encurtam o curso da doença e diminuem a sua gravidade, mas não são tão importantes como a reidratação. As pessoas que desenvolvem sintomas de diarreias e vómitos graves nos países aonde existe cólera, devem procurar atenção médica rapidamente.

1 comentários:

veritas disse...

espírito de ex-colonizados...é uma questão de cultura, mas há que reconstruir mentalidades.