=====================

 

Ideias para Blogger

Apple cumpre 30 anos de existência a 1 de Abril.

Written By Al Berto on sábado, abril 01, 2006 | sábado, abril 01, 2006

Há dias um jovem "esperto" deixou um comentário onde dizia mais ou menos isto:

"- Olha quem eles são, quase na terceira idade mas ainda mexem...etc, etc,..."
referindo-se nomeadamente á minha participação na Web e, particularmente, neste blog.

Para mim, que tenho exactamente a idade desse génio da informática que dá pelo nome de Bill Gates, e cujo percurso conheço desde que começou a sua experiência na informática na garagem da casa dos seus pais, um comentário destes é um elogio.

Foram, de facto, os anos da revolução digital.
Os que agora correm limitam-se a ser anos de continuidade.

Nesse tempo falava-se de linguagem de código máquina, coisa que, a esmagadora maioria dos utilizadores da web, nem sequer sabe o que isso quer dizer e, no entanto, todas os computadores só funcionam por ela e através dela.

Foi exacatamente essa linguagem que permitiu a este jovem "esperto" escrever o que escreveu.

A história da informática escreveu-se, decisivamente, nessa altura.
A par com Bill Gates e a Microsoft estava um outro génio da informática de seu nome Steve Jobs e a Aplle por si fundada juntamente com Steve Wozniak.

Porque a data merece ser comemorada vamos então a um pouco de história "digital".

Nascida em Silicon Valley, EUA, a Apple completou sábado , 1 de Abril, três décadas de existência.

A empresa fundada por ex-Atari Steve Jobs e o dissidente da HP, Steve Wozniak, chega aos trinta anos em grande forma e revitalizada pelo êxito do iPod e do iTunes, que a tornaram nos últimos anos uma marca tão forte como a Coca-Cola, GE, General Motors e a Ford ou até mesmo a rival Microsoft.

De pioneira dos computadores pessoais a vencedora na guerra da música online, a empresa criadora do Macintosh deu a volta ao domínio das máquinas e software made in Microsoft. Wozniak desde os anos 80 que não integra a empresa. Jobs saiu em 1985, impulsionou a Next, esteve na génese da Web e em 1996 regressou à casa que fundou quando esta se afundava em números negativos.

O êxito baseia-se muito nas capacidades de liderança de Jobs, conhecido pelo seu mau feitio. Mas foi dele a ideia de reformulação de softwares da Next, a recriação do Mac OS X e o lançamento da linha iMacs e do portátil iBook.

   Seguiu-se o iPod, o leitor de mp3 com mais de 40 milhões de unidades vendidas, hoje em dia a caminho de uma plataforma multimedia total e que coloca a Apple a entrar na sua quarta década de vida disposta a reclamar uma quota no mercado de informática partindo de uma área mais virada para o consumo de produtos electrónicos.

Em Janeiro, a Apple anunciou resultados para o seu primeiro trimestre fiscal com vendas recorde, enquanto os lucros quase duplicaram face a período comparável de exercício anterior. A companhia teve um lucro de 565 milhões de dólares no trimestre encerrado a 31 de Dezembro, quase duplicando os 295 milhões anunciados um ano antes. As vendas cresceram 65%, para uma cifra recorde de 5,75 mil milhões de dólares.

Ao inverter a lógica do funcionamento do mercado onde opera, Jobs e a Apple passaram a ser a fonte das maiores dores de cabeça de Bill Gates e da Microsoft.

0 comentários: