=====================

 

Ideias para Blogger

Padre expulso pela população.

Written By Al Berto on terça-feira, maio 08, 2007 | terça-feira, maio 08, 2007

O bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, suspendeu por tempo indeterminado as principais actividades de culto católico em Taveiro, Coimbra, onde a população expulsou
o pároco da igreja


O padre de Taveiro, José de Matos, foi impedido, após uma discussão acesa com populares, de realizar a eucaristia, na sequência de desavenças com uma parte da população que se arrastam há vários anos.

As antigas divergências com a população, que tem apoio do autarca José Maria Barroca, registaram no início de Maio mais um episódio, com o padre a proibir a decoração da porta do templo com flores, no âmbito do concurso das «Maias», um evento tradicional habitualmente realizado no primeiro dia do mês.

A população responsabiliza ainda o pároco pela não organização, em 2006, das festas locais em honra de Nossa Senhora da Conceição, uma situação que previsivelmente se repetirá este ano, face ao clima de tensão entre o representante da Igreja Católica e a comunidade.

A alegada recusa de José de Matos em celebrar alguns casamentos e baptizados é outra das acusações dos paroquianos que protagonizaram domingo uma revolta, que culminou no encerramento das portas da igreja de Taveiro, impedindo a entrada do padre, que abandonou o local sob escolta de agentes da GNR e aplausos dos insurrectos.

1 comentários:

veritas disse...

É bem verdade que "O povo unido jamais será vencido..."

Bjs. Boa semana.