=====================

 

Ideias para Blogger

Visita oficial

Written By Al Berto on quinta-feira, agosto 03, 2006 | quinta-feira, agosto 03, 2006

Na proxima terça-feira, dia 8, o Primeiro Ministro José Sócrates inícia uma visita ao Brasil de quatro dias.
Entre outros estão previstos acordos a celebrar enter a GALP (portuguesa) e a PETROBRÀS (brasileira) com vista á pesquisa de petróleo na costa portuguesa e á abertura de postos de venda da GALP no Brasil.

Nesta primeira visita de José Sócrates ao Brasil será inaugurado em São Paulo, no dia 9, um centro virtual de distribuição de produtos portugueses com o apoio da Cisa Trading.

Pelo respeito que o Brasil, país irmão, merece, José Sócrates, far-se-á acompanhar pelo presidente executivo da Galp Energia, António Mexia, e por representantes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Banco Português de Investimentos (BPI), EDP, Vila Galé, grupo Pestana e OGMA. A esta comitiva de empresários juntar-se-ão ainda os ministros dos Negócios Estrangeiros (Luís Amado), Economia e Inovação (Manuel Pinho), Obras Públicas, Transportes e Comunicações (Mário Lino) e Cultura (Isabel Pires de Lima).

Esta visita oficial, atendendo ao momento agitado e controverso da vida política brasileira, deve ser encarada unicamente do ponto de vista diplomático e no âmbito do fortalecimento das relações bilaterais.

Apesar de ser uma visita de Estado seguramente irá haver aproveitamento político por parte da candidatura de Lula da Silva.
Faço votos de que sejam encontradas soluções que esbatam esta inevitabilidade que, atendendo ao protocolo, é manifestamente impossível de contornar.

39 comentários:

veritas disse...

Olá José Alberto!

Eu acho que isso vai ter um pouco a ver com a cobertura isenta, ou nem por isso, que os media farão do acontecimento...e com o bom senso e ojectividade dos autónomos de espírito que souberem fazer leituras correctas...

veritas disse...

Perdoe-me a gralha, eu queria dizer, objectividade...é a rapidez com que se escreve que nos trai...

Bjs.

Lmatta disse...

Vamos ver o que dá
gostei do teu cantinho
beijos

António Silva disse...

lá vai o Lula fazer uma telenovela para depois apresentar na televisão durante a campanha elitoral.

Patrick Gleber disse...

Espero que este acordo seja celebrado na mais absoluta paz. O Brasil do apoio de Portugal. Estamos na iminência de um caos com a Venezuela e Bolívia.

Deixo um trecho do último artigo publicado por mim:

"Em entrevista ontem ao SBT Brasil, apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão, o presidente Lula afirmou que vê "com simpatia" a idéia de um Assembléia Constituinte para elaboração de uma reforma política. A proposta foi apresentada por um grupo de juristas com ex-presidentes da Organização dos Advogados do Brasil."

Veja mais no blog

www.blogdopatrick.blogspot.com

Patrick Gleber disse...

Espero que este acordo seja celebrado na mais absoluta paz. O Brasil do apoio de Portugal. Estamos na iminência de um caos com a Venezuela e Bolívia.

Deixo um trecho do último artigo publicado por mim:

"Em entrevista ontem ao SBT Brasil, apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão, o presidente Lula afirmou que vê "com simpatia" a idéia de um Assembléia Constituinte para elaboração de uma reforma política. A proposta foi apresentada por um grupo de juristas com ex-presidentes da Organização dos Advogados do Brasil."

Veja mais no blog

www.blogdopatrick.blogspot.com

FSilva disse...

Olá, José Alberto

Venho agradecer a passagem por "ilhas do mar". O seu blog parece muito interessante, voltarei com mais tempo, depois das férias.

fernanda

Lia Noronha disse...

O Brasil está recebendo visitas...que vergonha!
Abraços com carinho.

Visi disse...

Obrigada pela visita e fico contente por teres gostado!


Estou 100 tempo mas quando estiver mais á-vontade venho ler-te!!!

bJOS

ME disse...

Obrigado pela visita, e obg pela ajuda!

Tenho de vir aqui ler com mais tempo.

Elaine disse...

Não vejo nenhum problema a celebração de negócios entre Brasil e Portugal. O ruim é ter que aturar o apedeuta falando isso em campanha como se tivesse feito algo extraordinário. Ora, é o trabalho(coisa que ele desconhece) do Presidente receber as comitivas estrangeiras e celebrar negócios de interesse do país.
Bjs...Elaine

AC disse...

Caro J. Alberto, não seria mais pragmático, classificar a visita de turismo estival?
Quanto leva ele do PIB, desta vez?
Cpts.

José Alberto Mostardinha disse...

Viva Abel Cunha:

Porque foi feita uma pergunta objectiva cá vai.
Não considero que a visita seja "turismo estival" e, no fim dela, voltaremos a falar sobre.

E também discordo de quem defende a política do "apedeuta" de antes do 25 de abril de 74 que consistia no famoso lema:
- "Orgulhosamente sós"

Como se alguém podesse estar orgulhosamente só.

E o Abel é desse tempo... deve-se lembrar bem disso.

Um abraço,

Alice disse...

Olá ,brigada pela visita :)
O pior que o daqui vai se achar :(
Bom dia .
Bjins

Kafé Roceiro disse...

Amigo,
Espero que a visita seja num clima bom onde a paz reine e os interesses de ambos os países sejam atendidos na mais perfeita ordem.
Abraços,
Kafé.

Su disse...

esperemos e veremos....serão apenas umas mini ferias....:)))))é que o brasil voltou a ser ...um ponto de encontro;))))))))

eu bem que podia ir em representação do povo pt.....:)

jocas maradas

JotaCê Carranca disse...

Só tenho pena que Portugal não aposte mais na Lusofonia... Seja com Lula, seja com José Eduardo, seja Guebuza, seja F. de Menezes... mas é só uma ideia minha

Beto Campos disse...

Bom, acho que tudo gira em torno da política, principalmente agora em ano de eleições, mas vamos esperar e torçer....

mirian disse...

olá Mostardinha

raras vezes tenho visto blogs tão bonitos
gostei demais deste visual envelhecido
adoro cracas e ferrugens
e limo
abraços

soslayo disse...

José Alberto Mostardinha:

Mas é claro que é sempre conveniente estes encontros que vêm fortalecer os laços culturais e comerciais entre todos os países lusófonos e sobretudo o Brasil um grande País da América do Sul e nosso irmão mas, acredita que poucos tirarão proveito disso e muitos ficarão a assistir nos telejornais! Um abraço.

≈♥ Nadir ♥≈ disse...

Vamos esperar pelos resultados da visita...
Beijos e obrigado pela simpatia das tuas palavras.

Cris disse...

Caro José Alberto: Sou uma pessoa pelo positivo, como vocês dizem , mas não consigo ter ânimo quando o acontecimento envolve o presidente Lula. No mais, torço sempre pelo fortalecimento das relações comerciais e políticas das nações, nomeadamente entre nossos países . Pena que não seremos bem representados!!! Grande beijo!

Alexandre, The Great disse...

Salve, José Alberto!

Receberemos com todo respeito e dignidade tão ilustre visita. Nós brasileiros temos muito carinho e apreço pelos portugueses, inclusive com muitos laços familiares e cosanguíneos.
Não se deve preocupar com possíveis dividendos políticos que Lula da Silva tente fazer deste evento, pois o que lhe é devido será entregue - inexoravelmente...

Aceito sua oferta e já estou linkando o Estados Gerais!

Grande abraço,

Ricardo Rayol disse...

Pow Mostardinha, sair algo que preste do governo brasileiro é delírio.

Saramar disse...

Meu querido amigo, será inevitável.
Lula da Silva usará a visita da comitiva portuguesa para fortalecer seu papel político. Nada mais natural, todos agem da mesma forma.
O que preocupa é o uso de uma normal relação diplomática (e possivelmente comercial) para fins espúrios, quais sejam a reeleição desta fraude chamada Partido dos Trabalhadores e seu líder.

José Alberto, gostaria de agradecer a você por usar o seu importante espaço para esclarecer aqueles que não vivem no Brasil sobre nossa realidade.
Percebo que muitos amigos dos brasileiros ainda estão iludidos com a farsa do "operário no poder" que não corresponde e nunca correspondeu ao que realmente acontece neste nosso pobre país.
Obrigada.

Beijos

Kalinka disse...

Olá José Alberto
Huummm, mas que tema...!

Há muito por onde pensar, há os negócios verdadeiramente negócios, e, há outras coisas que ficam encobertas pelos negócios.
Sempre assim foi, meu Amigo.

É claro que é sempre conveniente estes encontros que vêm fortalecer os laços culturais e comerciais entre o Brasil - nosso irmão mas, eu acredito que poucos tirarão proveito disso (são sempre os mesmos - políticos da comitiva) e todos os outros - 10 milhões de portugueses ficarão a assistir nos telejornais!
Esta é a realidade.
Beijo-te com carinho.

CAntonio disse...

caro Alberto,


Tudo foi dito acima. Faltou o importante: quem pode traduzir a conversa para o nosso grandioso Apedeuta?

Ninguem merece!!!!!!!

spersivo disse...

Grande Mostardinha,
Tudo que aproxime Brasil e Portugal está acima de "interesses menores", de "insignificâncias" conjunturais. Espero apenas que os visitantes sejam poupados dos discursos longos. Isto sim seria uma descortesia com os ouvidos portugueses! Aquele abraço. Spersivo.

vera disse...

Olá José Alberto: hoje fui ao shopping... rsrs. Por isso demorei em te responder. Portugal é sempre bem-vindo! Mesmo que seja com o Lula ainda lá na presidência. :-) Beijo grande amigo

Lili disse...

Estamos a ver... (Agora faço parte da família). Um forte abraço.

Passarim disse...

Vida longa para Mostardinha,

Obrigado pela visita ao Aparte. Os irmãos portuguêses são sempre bem bindos ao Brasil, inclusive você. Nosso futuro presidente Alckmin(espero)esteve por ai. Foi buscar conhecimentos e falar para a comunidade europeia via Portugal. Volta e meia estarei de volta. Abs. Jarbas

Claudia disse...

José Alberto, grata pela visita, passarei por aqui na minha ronda diária pelos blogs! Abraços fraternos

Jorge Ortolá disse...

Olá José

A ida do Sócrates ao Brasil pode trazer novidades, mas creio que só ao nível económico para os grupos representantes.

Quanto a um reflexo positivo para o bem estar do povo, tenho algumas reservas.

Vamos esperar para ver...

Um abraço e obrigado pela visita

Didas disse...

Não são muitos mas vai-nos ficar caro. Que essa gente só mete combustível do mais caro... que nem por isso os deixa mais ligeiros.

CarpeDiemBeHappy disse...

Eu acho que vão aproveitar e fazer uma caldeirada de lulas!
Sinceramente gostava que esta viagem politica trouxesse benefícios para ambos os países.
bjs

saisminerais disse...

Ola José
Obrigado pela visita ao sais, meu mundo virtual onde escrevo o que me vai na alma...
Gostei de te ver por esta banda, ja dei uma olhadela no teu blog e deixa que te diga que tens um espaço bem interessante e com temas interessantes, tenho de vir ca com calma para te ler. Reparei que és de Aveiro cidade linda que ja visitei e onde devo passar uma semana em setembro.
Deixo um abraço desde terras de Setúbal
Sempre atento Alexandre Ferreira

Kafé Roceiro disse...

Passei para deixar-lhe um forte abraço, amigo.

Elaine disse...

José Mostardinha, passei aqui para te deixar um beijinho e desejar um ótimo final de semana!
Sds...Elaine Paiva

Pedro Ferreira, Visconde de Cunhaú disse...

Sócrates, infelizmente foi ignorado pelos media brasileiros!