Moçambique é um dos países mais pobres do mundo, isso todos nós sabemos, o que não saberemos é que a empresa Mozambique Leaf Tobacco (MLT), de capitais norte-americanos, vai processar 130 camponeses produtores locais de tabaco pela não reposição de créditos no valor de 1,1 milhões de euros em produtos agrícolas.A dívida resulta do fornecimento pela empresa de fertilizantes, nomeadamente sementes e adubos, usados em várias campanhas agrícolas.
Os agricultores da província denunciaram a atitude «desonesta» dos funcionários da MLT na classificação do tabaco produzido nos centros de comercialização. Os camponeses consideraram que o comportamento daqueles funcionários concorria para a difícil obtenção de verbas visando saldar a dívida junto da MLT.
«Estamos a enfrentar problemas sérios com os funcionários da MLT na classificação do tabaco nos centros de comercialização, o que não permite obter dinheiro suficiente para o pagamento dos créditos provenientes da aquisição de fertilizantes e sementes da MTL».
Tudo isto configura uma nova forma de colonialismo... só que sem escrúpulos.
Desenvergonhadamente os americanos "dão uma chouriça a quem lhes der um porco"... e fazem propaganda disso.
1 comentários:
mas aonde é que eles já foram onde não tenham tirado mais do que dado?
Enviar um comentário