=====================

 

Ideias para Blogger

A outra face da exploração... sem rosto.

Written By Al Berto on quinta-feira, julho 20, 2006 | quinta-feira, julho 20, 2006

Moçambique é um dos países mais pobres do mundo, isso todos nós sabemos, o que não saberemos é que a empresa Mozambique Leaf Tobacco (MLT), de capitais norte-americanos, vai processar 130 camponeses produtores locais de tabaco pela não reposição de créditos no valor de 1,1 milhões de euros em produtos agrícolas.

A dívida resulta do fornecimento pela empresa de fertilizantes, nomeadamente sementes e adubos, usados em várias campanhas agrícolas.

Os agricultores da província denunciaram a atitude «desonesta» dos funcionários da MLT na classificação do tabaco produzido nos centros de comercialização. Os camponeses consideraram que o comportamento daqueles funcionários concorria para a difícil obtenção de verbas visando saldar a dívida junto da MLT.

«Estamos a enfrentar problemas sérios com os funcionários da MLT na classificação do tabaco nos centros de comercialização, o que não permite obter dinheiro suficiente para o pagamento dos créditos provenientes da aquisição de fertilizantes e sementes da MTL».

Tudo isto configura uma nova forma de colonialismo... só que sem escrúpulos.
Desenvergonhadamente os americanos "dão uma chouriça a quem lhes der um porco"... e fazem propaganda disso.

1 comentários:

António Silva disse...

mas aonde é que eles já foram onde não tenham tirado mais do que dado?