=====================

 

Ideias para Blogger

Considerações sobre a globalização.

Written By Al Berto on domingo, abril 09, 2006 | domingo, abril 09, 2006


Podemos dizer que a globalização é um processo económico e social que pretende estabelecer uma integração entre os países e as pessoas de todo o mundo.

Esta forma de globalização significa também a predominância da economia de mercado e do livre mercado.

A concentração do capital (48 empresários possuem a mesma fortuna de 600 milhões de outras pessoas em conjunto), o crescente abismo entre ricos e pobres, o crescimento do desemprego (1,2 bilhões de pessoas no mundo) e da pobreza (800 milhões de pessoas passam fome) são os principais problemas sociais da globalização e que vêm ganhando cada vez mais significado.

No que se refere à educação, cresce a sobrevalorização do pragmatismo, da eficiência meramente técnica e do conformismo.
O mais importante é a formação profissional, concebida como único meio de acesso ao mercado de trabalho.
A ideia é a de que, com uma melhor qualificação técnica, se tenham maiores possibilidades de conseguir um emprego num mercado de trabalho em declínio.

Em consequência disso, a reflexão sobre os problemas da sociedade assume cada vez menos importância e valores como sociedade, justiça social, solidariedade e comunidade perdem os seus significados.

Importante é o luxo, o lucro, o egocentrismo, a “liberdade do indivíduo” e um lugar no “bem-estar dos poucos”.
Esses valores são difundidos pelos grandes meios de comunicação e os jovens são, nisto, os mais atingidos.
A diminuição do sujeito/indivíduo surge como consequência, pois o ser humano é cada vez mais encarado como coisa e estimulado a satisfazer prazeres supérfluos.

Os excluídos são descartados sem perspectivas e encontram cada vez menos espaço na sociedade que, afinal de contas, está voltada para os consumidores, enquanto o acesso público a eles é continuamente reduzido.
Em consequência os conflitos sociais poderão entrar na "ordem do dia".

Se a imagem das futuras gerações será fragmentada ou mais homogeneizada ainda não se sabe, mas a possibilidade de uma crescente desumanização é muito grande.

0 comentários: