=====================

 

Ideias para Blogger

Uma revolução com bilhete de ida e volta.

Written By Al Berto on sexta-feira, março 10, 2006 | sexta-feira, março 10, 2006


Ontem revi um filme que me marcou na minha juventude. Trata-se do “Dr. Jivago”.
Não só pelo conteúdo histórico, pelas relações sociais desse período conturbado que foi a “Revolução Bolchevique” e os “ajustes de contas” que permitiu impunemente fazer, mas também pela sua banda sonora que ainda hoje tenho como das melhores produções feitas para o cinema.

Quem, como eu, atravessou a sua juventude interessado nas questões da justiça social, da liberdade e da igualdade, olha para trás e ajuíza das suas tomadas de posição e da sensatez que as conduziu.

Lembro da altura o juízo condenatório, sobre algumas das minhas análises e posições, de alguns amigos ditos revolucionários, que para o afirmarem usavam boina á Che Guevara com a respectiva estrela vermelha, e que hoje, muitos deles oportunisticamente e não através de análise reflectida, se “adapataram” a correntes conservadoras ou muito perto disso.

Para aqueles desafortunados dessa altura que, teimosamente, permanecem “presos” á herança de ideias derrotadas pela história, uma palavra que os chama á realidade e os pretende retirar do “oportunismo militante” e sem sentido real.

Os ainda partidários ou simplesmente saudosistas de uma economia de comando centralizado, do tipo que existia na ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e na China há cerca de duas décadas, poderão, finalmente, derramar uma lágrima de crocodilo pela morte, quase sem comemorações, de um regime que, em seus tempos áureos, cobria dois terços das terras emergidas e igual proporção de seres viventes. A geração pós-Segunda Guerra deve ainda de se lembrar que o comunismo se apresentava então como o sucessor natural do capitalismo enquanto organização social de produção e que, em 1959, sob a liderança do ex-primeiro ministro soviético Nikita Krushev, ele prometia enterrar o próprio capitalismo.

Um sistema económico profundamente irracional, operando a um enorme custo social e humano, que apenas se conseguiu manter graças às desventuras económicas e políticas do próprio capitalismo – crises e depressões a partir dos anos 20, ascensão dos fascismos, guerras entre impérios – e ao fascínio intelectual que ideias económicas estatizantes e a concepção de um Estado administrador exercia em lideranças importantes do próprio mundo ocidental.

Ainda que sem grandes anúncios e funerais, o comunismo, para todos os efeitos práticos, acabou por morrer, sem discurso e sem coroa. Se fosse o caso de escolher algum epitáfio tumular, ele poderia levar a seguinte inscrição, para deleite de alguns e o ódio incontido de vários outros: “Camaradas: o capital venceu”.

Da actualidade ressalta o facto de que uma boa parte da nova “economia capitalista” na Rússia ser caracterizada pela corrupção generalizada das práticas empresariais, que o ambiente legal dos negócios possa ser descrito como “subdesenvolvido” ou que mais da metade dos dirigentes das empresas privadas seja formada pela antiga nomenclatura do PCUS reciclada na gestão de ex-empresas estatais vendidas a preços irrisórios, tudo isso não importa muito do ponto de vista da classificação recém atribuída pela UE e pelos EUA ao sistema económico da Rússia como um todo: doravante ele será considerado capitalista, ou pelo menos “de mercado”, e tratado como tal, o que obviamente implica em custos e benefícios igualmente.
A base económica explica, ainda desta vez, a transição de um modo de produção a um outro. Para chegar a um verdadeiro sistema económico de mercado, na antiga zona soviética, só faltava atravessar o que Marx chamava de purgatório capitalista.

Esse purgatório foi atravessado, porventura ainda continuará, num longo ciclo de depressão económica ao longo da última década do século XX.

O comunismo chegou efectivamente ao final da sua longa trajectória histórica: ele terá constituído, finalmente, uma longa etapa de transição que levou do capitalismo ao... capitalismo.

Para trás ficaram milhões de mortos...pela causa.

0 comentários: